Você não tem permissão para copiar esta notícia entre em contato com os administradores do Google.
Início / Brasil / O Globo repercute ‘renúncia’ de Dom Aldo

O Globo repercute ‘renúncia’ de Dom Aldo

dom_aldo_pagotto-300x225

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira que o Papa Francisco aceitou a renúncia do Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, após uma investigação conduzida pela Santa Sé sobre um escândalo de pedofilia.

O comunicado é direto, diz apenas que o Papa “aceitou a renúncia” do prelado. De acordo com a imprensa italiana, Dom Aldo, religioso ítalo-brasileiro de 66 anos, é suspeito de ter recebido em sua diocese padres e seminaristas acusados de abusar sexualmente de menores e expulsos por outros bispos.

Na carta de renúncia, Dom Aldo admite ter acolhido padres e seminaristas, “no intuito de lhes oferecer novas chances na vida”. “Entre outros, alguns egressos, posteriormente suspeitos de cometer graves defecções, contrárias à idoneidade exigida no sagrado ministério. Cometi erros por confiar demais, numa ingênua misericórdia”.

Crítico da presidente afastada, Dilma Rousseff, o religioso acredita que suas posições desagradaram alguns grupos, incluindo um que se denomina “padres anônimos”, que passou a fazer acusações contra o arcebispo em matérias publicadas por jornais locais.

“A exemplo, um blog divulgou carta difamatória, envolvendo o arcebispo e vários sacerdotes, arbitrariamente expostos ao escárnio público”, diz a carta.

Com a renúncia, assume o posto de Arcebispo da Paraíba o Dom Genival Saraiva de França.

“Passo, em obediência, o comando da Arquidiocese para um irmão mais jovem, com forças, coragem e capacidade para tomar rumos acertados, mostrados pelo Pai de amor e misericórdia, o Senhor da vida! Sigo o exemplo de SS. o Papa Bento XVI, dando o espaço àquele que Deus enviar para o bem de sua Igreja”, conclui Dom Aldo.

O Globo

Sobre O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Aproveite e Veja Também...

Ex-ministro José Dirceu se entrega à PF em Curitiba para cumprir pena na Lava Jato

O ex-ministro José Dirceu se entregou à Polícia Federal (PF), em Curitiba, na noite desta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *