CidadesDestaques

Alunos da Rede Municipal de Monteiro participam de grande evento em Campina

Alunos da Rede Municipal de Monteiro participam de grande evento em Campina 1

Na última sexta-feira, 09, alunos da Rede Municipal de Ensino de Monteiro e de outros sete municípios paraibanos abrilhantaram o Festival Temático de Trânsito – FETRAN que teve por tema: “Fetran no Ritmo de um São João Seguro”, tendo em vista que neste período na cidade de Campina Grande se realiza O Maior São João do Mundo.

A mistura de trânsito e forró aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral, onde os alunos monteirenses coordenados pelos professores Audi César e Maria Aparecida Silvestre e o inspetor Evilázio Gonçalves apresentaram o musical “Casamento e Transito” que engloba a temática junina com o tradicional casamento matuto e a problemática do trânsito.

O Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) foi criado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para levar às crianças e adolescentes lições de educação no trânsito. Na cidade de Monteiro, a parceria entre a PRF e a Prefeitura se deu neste ano contemplando as escolas Maria do Socorro Aragão e Tiradentes.

Fetran no Ritmo de um São João Seguro

Aproveitando o clima junino, os alunos que participaram do Festival utilizaram o forró em paródias, apresentações musicais e de dança para alertar sobre os riscos do trânsito e as formas de torná-lo mais seguro, demonstrando que aprenderam com clareza as lições recebidas através do Fetran.

Além de Monteiro, participaram do Festival escolas dos municípios paraibanos de Bayeux, Camalaú, Campina Grande, Cuité, Esperança, Malta, e Queimadas.

FETRAN

Criado em 2004, o Festival é um projeto de educação para o trânsito da PRF que utiliza atividades pedagógicas e inclui transversalmente a temática trânsito no cotidiano escolar. No FETRAN, estudantes e professores produzem trabalhos com a temática Trânsito, nas modalidades: teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, mural, entre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural. Os trabalhos são apresentados na Feira Temática de Trânsito e no Festival Temático de Trânsito com o objetivo de integrar a PRF, a escola e a sociedade.

Para a execução do FETRAN na cidade de Monteiro, a Secretaria de Educação e a PRF disponibilizaram aos professores um curso de 40 horas como preparação para uma abordagem pedagógica sobre o assunto. Os alunos participantes do projeto desenvolverão intensa atividade pedagógica e culminando com o momento máximo em que a comunidade escolar se reúne para apresentar resultados. Na etapa final do projeto, serão realizadas exposição de trabalhos escolares, seminários e apresentações artísticas.

 

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Não Permitido!
Fechar