Política

Conselheiro do TCE diz que prefeitos têm até dia 10 para encaminhar informações sobre licitações

andres-400x267-300x200 Conselheiro do TCE diz que prefeitos têm até dia 10 para encaminhar informações sobre licitações

O conselheiro André Carlo Torres e próximo presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) lembrou que os novos prefeitos têm até o dia 10 de fevereiro para encaminhar informações relacionadas a licitações para o tribunal. “O tribunal vai examinar caso a caso e dizer se a hipótese adotada pelo gestor é a mais adequada”, ressalta o conselheiro sobre o procedimento.

O prazo é válido para todos os órgãos públicos e não apenas para os prefeitos. “Essa sistemática do tribunal já é antiga. Todas as licitações e procedimentos de licitação realizados no mês devem ser encaminhados para o Tribunal de Contas até o dia 10 do mês seguinte”, destacou o conselheiro em entrevista.

Os procedimentos licitatórios dos municípios que decretaram estado de emergência serão analisados com muito cuidado, de acordo com o conselheiro André Carlo Torres. De acordo com o conselheiro, os casos mais comuns de dispensa de licitação acontecem quando há emergência no atendimento requerido. Porém, o conselheiro também destaca que quando o gestor dispensa uma licitação por emergência, “a evidência mais comum de que o gestor quer fazer a coisa certa é ele deflagrar paralelamente o procedimento normal de licitação”.

André Carlo Torres explica que quando for concluído o procedimento normal de licitação, o gestor poderá rescindir o contrato emergencial e fazer o contrato normal a partir de uma empresa selecionada por licitação.

Os demais documentos relacionados com licitações recebidos pelo TCE-PB, de acordo ainda com André Carlo Torres, “passam por uma triagem, por uma seleção, para que num universo amostral, que é natural em auditoria, o tribunal possa dar um veredito daqueles que são mais relevantes”.

Com Clickpb

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar