Cidades

Projeto fotográfico executado no Congo eleva autoestima de gestantes da cidade

foto_chico-1 Projeto fotográfico executado no Congo eleva autoestima de gestantes da cidade

A gravidez é um período encantador, em que a mulher tem a chance de se conectar profundamente com seu corpo, espiritualidade e com a natureza. Com isso em mente, o fotógrafo residente em Serra Branca, no Cariri Paraibano, Francisco César, criou um projeto que foi colocado em prática junto com a Secretaria de Assistência Social do Congo.

Após conhecer o projeto a gestora da pasta na cidade, Tamires Félix, mobilizou a equipe que convidou as gestantes que são atendidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) a serem fotografadas no conforto das suas casas, campos, nas idas ao médico, nos encontros no CRAS com outras grávidas e rios – o cenário perfeito para suas fotos.

Ao ser questionado pelo Portal Paraíba Mix sobre a escolha dos locais de fotos o fotógrafo Francisco César disse que propôs as gestantes os momentos de passeios, que resultam em fotos incríveis:“É lá nos lugares que elas gostam, no seu aconchego, onde elas se sentem bem e é onde ideias saem da caixa, onde as gestantes se soltam e onde a mágica acontece“, conta ele.

Marta Geórgia, que já é mãe de duas crianças, conta que jamais imaginou tirar fotos dentro do rio São Francisco, e que nesse momento se sentiu intensamente conectada com a natureza. “A vida que crescia dentro de mim me fez perceber a vida ao meu redor“, explicou.

Outra mãe que teve sua história registrada foi Betânia, que aos 40 anos foi mãe de novo. Ela diz que no inicio da gestação tinha um pouco de vergonha e ficava dentro de casa sem querer sair pelo fato de ter engravidado, hoje ela dá conselhos: “passeiem, curtam, curtam a barriga de vocês porque é muito gostoso”.

Leda Moraes, coordenadora do CRAS, diz que “o objetivo maior com o grupo de gestantes do CRAS é proporcionar uma melhora na qualidade de vida das gestantes atendidas. Também são realizadas palestras com profissionais como: Assistente Social, Psicólogo, Nutricionista, Dentista, Enfermeiro com objetivo de orientar questões relacionados a gestação e maternidade proporcionando uma gestação mais saudável e estimulando o vínculo mãe/filho”. Os encontros acontecem quinzenalmente, sempre às quartas–feiras no período vespertino na sede do CRAS. Ao final do Curso, todas as gestantes recebem um Kit bebê”, disse ela.

Além das palestras acontecem oficinas para confecção do enxoval e o ensaio fotográfico com foco na elevação da autoestima das gestantes, visto que algumas delas possuem vínculos familiares fragilizados, outras foram pegas de surpresa pela chegada da gravidez.

Além de registrar o momento, as imagens têm o objetivo de empoderar as gestantes, mostrando que apesar do inchaço, das dores e de algumas limitações, “todas elas são deusas“.

E o resultado das atividades do CRAS para as gestantes e as saídas fotográficas é um registro de fotografias lindas, poderosas e carregadas de símbolos e significados.

Clique aqui e confira algumas das belas imagens captadas por Francisco

Paraíba mix

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar