Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Início / Destaques / Simpósio Paraibano do Umbu acontece em Campina Grande nesta quinta-feira

Simpósio Paraibano do Umbu acontece em Campina Grande nesta quinta-feira

Acontece, nesta quinta-feira (21), em Campina Grande, o I Simpósio Paraibano do Umbu. O evento será na sede do Instituto Nacional do Semiárido. Com forte potencial econômico na região, a fruta é fonte sazonal de renda para extrativistas, agricultores familiares e comerciantes.

Na programação estão previstas palestras, mesas-redondas, apresentações de experiências e feira de produtos orgânicos a base de umbu. As inscrições e credenciamento serão gratuitos e ocorrerão no local do evento a partir das 08:00h em seguida será dada inicio a abertura do simpósio.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na região do Cariri a safra pode atingir 4 mil toneladas. Já nas regiões do Curimataú e do Seridó Oriental, o potencial produtivo é de 1,650 toneladas/safra, totalizando mais de 5 mil toneladas no estado. Essa produção é escoada para o mercado local e para os estados da Bahia e Pernambuco.

Embora a maior parte da comercialização seja destinada à fabricação de polpas, o produto tem boa aceitação no mercado externo em forma de geleias e compotas. Na Bahia, a cooperativa Coopercuc exporta derivados do umbu para Itália, França e Áustria.

De acordo com o gerente de agronegócios do Sebrae Paraíba, Antônio Felinto Neto, o seminário vai promover o intercâmbio de informações entre  pesquisadores,  técnicos, produtores,  movimentos sociais, órgãos governamentais e entidades ligadas ao desenvolvimento rural sustentável.

“Vamos colocar a cadeia produtiva a par das inovações tanto na melhoria genética das plantas, quanto no melhor aproveitamento do fruto para produção de derivados como a cerveja”, explicou Felinto.

Além disso, serão discutidas estratégias de estruturação de uma cadeia produtiva agroindustrial do umbu que gere trabalho e renda no Semiárido paraibano. De acordo com o engenheiro agrônomo Ewerton Bronzeado, extensionista rural da Emater Paraíba, “o encontro visa promover a recuperação, preservação e ampliação das áreas de cultivo da espécie com manejo adequado”.

No seminário, complementa Ewerton Bronzeado, “haverá  a divulgação e sensibilização da classe política, acadêmica e produtiva da cultura do umbu e a elaboração e execução de um projeto de abrangência em todos os municípios paraibanos que apresentam potencial para essa cultura”, afirma o agrônomo.

Sobre O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Aproveite e Veja Também...

Banco de leite prevê queda no estoque e pede doações

O Banco de Leite Zilda Arns, que funciona em anexo ao Instituto Cândida Vargas (ICV), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *