Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Início / Mundo / Donald Trump diz que situação atual da Venezuela é ‘uma desgraça’

Donald Trump diz que situação atual da Venezuela é ‘uma desgraça’

O presidente dos EUA, Donald Trump, usou palavras muito duras para definir a situação atual da Venezuela, que considera ser atualmente “uma desgraça”.

Em encontro com seu homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, nesta quinta (18) em Washington, Trump declarou ser inexplicável que um país “que era tão rico chegasse nessa situação”.

Yuri Gripas/Reuters
O presidente dos EUA, Donald Trump, recebe na Casa Branca o colombiano Juan Manuel Santos
O presidente dos EUA, Donald Trump, recebe na Casa Branca o colombiano Juan Manuel Santos

E emendou, sobre seu presidente, Nicolás Maduro: “a Venezuela está em más mãos, esperamos que isso mude”.

Mais cedo, havia sido divulgado que os EUA avaliam divulgar um pacote de sanções ao país caribenho por violação aos direitos humanos.

Na conversa com Santos, Trump disse que foram discutidos mecanismos que poderiam ser usados para evitar o “retrocesso democrático” venezuelano. Ele, porém, não deu detalhes de que iniciativas seriam essas.

TRÁFICO DE DROGAS

O combate ao tráfico de drogas foi outro dos temas abordados. Trump se disse preocupado com o aumento da área de produção de coca na Colômbia, que praticamente dobrou em dois anos, mas se mostrou satisfeito com a resposta de Santos.

O presidente colombiano disse que o “acordo de paz com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) permitiu que o governo se aproximasse dos cultivos e, assim, propor um programa de substituição de produção aos camponeses”.

Acrescentou, ainda, que continua o processo de erradicação manual. O método é muito criticado pela oposição colombiana, principalmente por Álvaro Uribe, que o considera lento e ineficaz.

O ex-presidente defende o retorno da fumigação aérea, procedimento interrompido por Santos no ano passado devido aos danos à saúde dos agricultores da região provocados pelo produto químico usado na destruição.

Alguns republicanos concordam com Uribe. O senador Marco Rubio considera que a ajuda dos EUA para a implementação do acordo de paz deveria ser atrelada ao compromisso pela redução da produção de cocaína.

Mesmo assim, o Congresso aprovou o envio de US$ 450 milhões para o plano, chamado de Paz Colômbia. Os recursos haviam sido prometidos por Barack Obama para recuperar a infraestrutura destruída pelo conflito e tirar minas terrestres.

Santos deu uma resposta evasiva ao ser perguntado sobre o muro na fronteira com o México. Ele disse que o tráfico de drogas deve ser atacado em conjunto pelos países.

De modo jocoso, Trump disse que Santos respondia de maneira diplomática. “De um modo curto, eu respondo: muros funcionam”.

Folha

Sobre O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Aproveite e Veja Também...

Frida, a cadela da Marinha mexicana que ajudou no resgate de 56 pessoas

A Marinha mexicana deslocou centenas de socorristas às áreas de desastre abaladas pelos dois terremotos que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *