Mundo

Soluções militares estão preparadas contra a Coreia do Norte, diz Trump

10ago2017-homem-assiste-tv-que-mostra-o-presidente-donald-trump-e-o-lider-norte-coreano-kim-jong-un-em-seul-1502433640580_615x300-300x146 Soluções militares estão preparadas contra a Coreia do Norte, diz TrumpEm nova ameaça à Coreia do Norte, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (11) que as armas do país estão carregadas e prontas para um conflito contra Pyongyang.

“Soluções militares agora estão totalmente preparadas, guardadas e carregadas caso a Coreia do Norte aja imprudentemente”, afirmou Trump pelo Twitter. “Com sorte, [o ditador norte-coreano] Kim Jong-Un encontrará outro caminho”.

A declaração foi dada um dia após novo episódio de tensão entre os dois países. Nesta quinta (10), a Coreia do Norte anunciou detalhes de um teste de mísseis direcionados para a ilha norte-americana de Guam, no oceano Pacífico.

A agência de notícias estatal da Coreia do Norte, a KCNA, divulgou um comunicado culpando o líder norte-americano pela troca de ameaças.

“Trump está levando a situação na península coreana à beira de uma guerra nuclear, fazendo clamores como ‘os EUA não descartarão uma guerra contra a Coreia do Norte'”, disse a KCNA.

O secretário de defesa dos Estados Unidos, James Mattis, tentou nesta quinta minimizar as declarações de Trump dizendo que os EUA ainda preferem uma abordagem diplomática à ameaça norte-coreana. Segundo ele, uma guerra seria “catastrófica”.

Mattis afirmou, entretanto, que os EUA estão prontos para combater qualquer ameaça de Pyongyang.

Na terça (8), Trump disse que levaria “fogo e fuga” à Coreia do Norte caso o país comunista continuasse ameaçando os EUA mas, nesta quinta, afirmou que a declaração pode não ter sido “dura o suficiente”.

Reuters
1722292 Soluções militares estão preparadas contra a Coreia do Norte, diz Trump
O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, sorri após teste com míssil balístico em maio deste ano

Reportagem publicada pelo americano “Washington Post” disse que a Coreia do Norte teria a capacidade de colocar ogivas nucleares em seus mísseis, de acordo com relatório do governo.

A informação aumentou a retórica agressiva entre EUA e Coreia do Norte. Em julho, o lançamento de um míssil intercontinental norte-coreano repercutiu em todo o mundo e já havia elevado a tensão entre os países.

NEGOCIAÇÕES

Para a chanceler alemã, Angela Merkel, não há solução militar para a crise entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte.

“A Alemanha estará intensamente envolvida em qualquer solução não militar”, afirmou Merkel. “Mas uma escalada da retórica é uma resposta errada”

Segundo Merkel, há a necessidade da cooperação de países envolvidos na crise entre Coreia do Norte e EUA, como a China.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, um diplomata norte-americano tem mantido contato com autoridades norte-americanas há meses. Nas conversas, são abordados temas como a relação entre os países e temas delicados, como americanos presos na Coreia do Norte.

Folha

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar