Paraíba

Boqueirão não sai da casa dos 9% de volume; Aesa explica

CG-Boqueirao-racionemento-pode-acabar-em-duas-semanas_030717AntonioRonaldo-02-696x346-300x149 Boqueirão não sai da casa dos 9% de volume; Aesa explica

O açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, continua abaixo dos 10% de volume de sua capacidade total, que é de 411.686.287 de metros cúbicos. Do dia 4 de novembro até esta quarta-feira (22), o açude só obteve o aumento de 0,03%.

O presidente da Agência Executiva de gestão das Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes, afirmou que uma manutenção na estação elevatória que abastece os mananciais da Paraíba com as águas do Rio São Francisco, causou uma interrupção de 15 dias no abastecimento.

“Voltamos a ter um saldo positivo hoje. Tivemos alguns problemas nas bombas que estão em Poções (Monteiro), pois passaram por manutenção nos últimos 15 dias, interrompendo o abastecimento, mas vamos intensificar as fiscalizações afim de evitar que isso se repita”, disse João Fernandes.

Ainda segundo o presidente da Aesa, a comunicação entre o Ministério da Integração e o órgão paraibano não acontecem com freqüência, dificultando a atuação da Aesa.

“Às vezes acontece de desligarem as bombas para uma manutenção, porém o Ministério não nos comunica, mas esse é um processo que com o tempo, acredito que deva melhorar”, afirmou.

Sobre a possibilidade de uma nova manutenção, João Fernandes amenizou, afirmando que não existem riscos, mas disse que há uma variação de vazão que pode comprometer o abastecimento dos mananciais paraibanos.

“Não há riscos de outras manutenções. A tendência é que esse sistema vá se aperfeiçoando com o tempo, mas eles (Ministério da Integração) sempre estão lidando com algumas variações na vazão das águas”, completou o presidente da Aesa, João Fernandes.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar