Política

Encontro de Prefeitos do Cariri reúne representantes de 30 cidades

timthumb-37-300x218 Encontro de Prefeitos do Cariri reúne representantes de 30 cidades

A cidade de Gurjão sediou nesta terça-feira (20) o Encontro de Prefeitos do Cariri Paraibano. O Sebrae Paraíba convidou 30 prefeitos da região para discutir o desenvolvimento integrado do Cariri. A ideia é criar ações a partir das potencialidades, vocações e oportunidades da região, como a caprinocultura e as águas do rio São Francisco, fortalecendo o mercado da caprinocultura, do turismo, da cultura e da educação.

Para a gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, as ações que promovem a união dos municípios do Cariri sempre têm grande participação dos gestores municipais. “Desde nosso primeiro consórcio intermunicipal no território, o Pacto Novo Cariri, que os prefeitos e gestores em geral são adeptos às reuniões e ações. Continuaremos trabalhando com eles em conformidade com cada município, mas em rede, com cooperação e compartilhamento de informações”, disse.

O diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, também esteve presente na reunião, pontuou as ações que a instituição já fez no território e o que ainda pode ser implementado. O gerente do Sebrae em Campina Grande, João Alberto Miranda, também participou do evento que promove essa articulação.

O prefeito da cidade de Gurjão e presidente da Associação de Moradores do Cariri Paraibano (AMCAP), Ronaldo Ramos de Queirós, disse que todos os gestores presentes saíram motivados a iniciar os trabalhos conjuntos. “Pretendemos organizar, primeiramente, o Calendário de Eventos do Cariri Paraibano para 2018. Estamos discutindo também a elaboração de uma rota turística e cultural que integre e mostre em dois meses, as cidades do Cariri, no modelo do roteiro Caminhos do Frio, do Brejo. Vamos eleger uma data do ano para a realização da Feira do Cariri, no Parque do Povo, em Campina Grande, para expor produtos e serviços das cidades”, falou.

Conforme Ronaldo, o calendário será realizado em conjunto, mas com um grande evento de cada cidade. A cidade de Gurjão, por exemplo, entrará no calendário com a Festa do Bode na Rua. Já a cidade da Prata mostrará a Expoprata e Boa Vista vai resgatar a Festa do Queijo para entrar no projeto com uma parte gastronômica. Ronaldo ainda comentou que Gurjão se prepara para entrar na Rota Cariri Cultural, que está em funcionamento desde 2015.

“Durante a festa do Bode na Rua, que será realizada em julho deste ano, preparamos um ônibus que sai da cidade para a Pedra da Tartaruga, um ponto turístico daqui que já recebe visitantes naturalmente. Debatemos também no Encontro a criação de uma cooperativa de produtos agropecuários do Cariri, responsável por toda a produção do território. Enfim, estamos trabalhando para que o território tenha uma economia sustentável e que gere renda aos moradores”, concluiu.

Segundo Madalena Arruda, nos próximos 30 dias haverá uma nova reunião para serem agendadas ações específicas sobre cada tema abordado na reunião. O Encontro foi uma realização da AMCAP e do Sebrae.

 

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar