Esportes

Rosberg bate Hamilton pela terceira vez seguida e fecha o ano com vitória

esportes29111700_gd-300x197 Rosberg bate Hamilton pela terceira vez seguida e fecha o ano com vitória
Nico Rosberg fechou a temporada de 2015 da Fórmula 1 com vitória no GP de Abu Dhabi. O alemão venceu pela terceira vez seguida, com Lewis Hamilton em segundo. Diferentemente das duas provas anteriores, o campeão do ano teve a chance de fazer uma tática diferente do companheiro de Mercedes, mas não conseguiu superá-lo. Kimi Raikkonen foi o terceiro e Sebastian Vettel terminou em quarto depois de largar em 15º.

Felipe Massa foi o oitavo colocado e Felipe Nasr, o 16º.

Rosberg pulou com tranquilidade na largada, com Hamilton em segundo e Raikkonen em terceiro. Após uma primeira volta bastante movimentada, Perez, Hulkenberg, Ricciardo, Sainz, Massa, Kvyat e Bottas completavam o top 10 e Nasr manteve o 14º lugar. Largando em 15º, Vettel começou sua recuperação, pulando para 12º na volta inicial.

Muitas brigas por posição dentro do top 10 marcaram as primeiras voltas, enquanto Vettel escalava até o décimo lugar. Largando com os pneus macios, o alemão tinha uma tática diferente dos demais.

Perez, Ricciardo e Massa foram os primeiros a trocar ospneus supermacios pelos macios, ainda na volta 7. Quando foi a vez de Bottas, a Williams liberou o finlandês em cima da McLaren de Jenson Button e o piloto não conseguiu evitar o toque, tendo a asa dianteira quebrada.

Na ponta, Rosberg tinha uma folga de 5s quando ele e Hamilton fizeram suas paradas, nas voltas 10 e 11.

Com a tática de fazer a primeira parte da prova com os pneus macios, Vettel escalou até o terceiro lugar antes de sua parada. Assim, com 15 voltas completadas, Rosberg liderava, seguido por Hamilton, Vettel, Raikkonen, Perez, Grosjean, Ricciardo, Hulkenberg, Massa e Kvyat. E Nasr seguia em 14º.

Vettel parou na volta 24, voltando em sexto e ganhando muitas posições devido à tática diferente. Na ponta, Rosberg passou a ter dificuldade com os pneus macios e Hamilton tirou toda a diferença, que chegou a ser superior a 6s. Quano Hamilton estava a 1s, Rosberg foi aos boxes.

Ao contrário das últimas provas, quando a Mercedes adotou estratégias idênticas para seus pilotos, o que gerou reclamações de Hamilton, a equipe decidiu deixar o inglês na pista para lhe dar a oportunidade de ter um pneu melhor na parte final do GP. O tricampeão chegou a pedir para ir até o final sem parar, mas os engenheiros não consideraram que não seria possível e o piloto fez sua parada, voltando a 12s de Rosberg, mas com pneus mais novos e com pouco menos de 15 voltas para o fim.

O inglês voltou tirando cerca de 1s por volta, enquanto Vettel também ia abrindo caminho. Após sua segunda parada, o alemão voltou em sexto, com os supermacios, e passou Ricciardo e Perez para se colocar em quarto. Assim, o top 10 ficou com Rosberg, Hamilton, Raikkonen, Vettel, Perez, Ricciardo, Hulkenberg, Massa, Grosjean e Kvyat. E Felipe Nasr caiu para 16º.

Resultado final do GP de Abu Dhabi

1. Nico Rosberg ALE Mercedes-Mercedes 55 laps 1hr 38m 30.175s
2. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes +8.2s
3. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari +19.4s
4. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari +43.7s
5. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +63.9s
6. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault +65.0s
7. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes +93.6s
8. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes +97.7s
9. Romain Grosjean FRA Lotus-Mercedes +98.2s
10. Daniil Kvyat RUS Red Bull-Renault

11. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Renault
12. Max Verstappen HOL Toro Rosso-Renault +1 volta
13. Jenson Button ING McLaren-Honda +1 volta
14. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes +1 volta
15. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari +1 volta
16. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari +1 volta
17. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda +2 voltas
18. Will Stevens ING Manor-Ferrari +2 voltas
19. Roberto Merhi ESP Manor-Ferrari +3 voltas

Abandonou:

Pastor Maldonado VEN Lotus-Mercedes

Fonte: UOL esporte

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar