CidadesDestaques

0 Prefeito Guga Lins decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Gato Novo

220565__blue-texture-texture-background-wallpaper-cell-cells-squares-abstract-abstraction-creativity_p-300x180 0 Prefeito Guga Lins decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Gato Novo

O Prefeito de Sertânia, Guga Lins, recebeu com imensa tristeza a notícia do falecimento do poeta, repentista, cordelista, violeiro e escritor Genival Pereira (Gato Novo), 65 anos, ocorrido nesta quarta-feira (09), no Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), na cidade do Recife. O Chefe do Executivo Municipal decretou Luto Oficial de três dias no município.
“É fácil falar do amigo Gato Novo, poeta que brincava com as palavras. Homem de uma sensibilidade sem igual, humilde e gentil. Pernambuco perde um dos seus grandes talentos. Sertânia perde um dos seus filhos mais ilustres: o Poeta do Povo, que em versos demostrou seu amor pela Cidade Sertaneja. Neste momento de dor me solidarizo com os familiares, amigos e admiradores de sua obra”, disse o prefeito Guga Lins.

1-Convite30 0 Prefeito Guga Lins decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Gato Novo


GATO NOVO – Genival Pereira, filho de Antônio Samuel Pereira – o Gato Velho – cantador e cordelista, e Josefa Pereira da Silva. Herdando do pai a natureza de poeta, é cantador repentista, autor de literatura de cordel e compositor. Como cantador violeiro participou de congressos e festivais nas cidades de Olinda, Caruaru, Gravatá, Bonito, Palmares, Sumé, Camocim de São Felix, Santa Cruz do Capibaribe, Monteiro e Custódia. Apresentou a arte do repente em programas diários nas rádios Liberdade e Difusora (Caruaru), Meridional (Garanhuns) e Cardeal (Arcoverde). Gravou, em parceria com Zé Bartolomeu, o CD Viola é Cultura. Como cordelista publicou os folhetos ‘O Retrato do Sertão’ e ‘A Canção do Estudante’. Como compositor teve diversa músicas gravadas por Damião Silva e os Leões do Forró. Fez parte da primeira diretoria da Associação Cultural de Sertânia (ACORDES), da qual é sócio fundador e membro da Sociedade dos Poetas, Escritores e Compositores de Sertânia SAPECA.
Em versos como este, Gato Novo mostrou seu amor por Sertânia.
Seja bem-vindo a Sertânia
Nossa querida cidade
Sinta a brisa da poesia
Colha mais felicidade
Chegando sinta alegria
Saindo sinta saudade
Chão de Waldemar Cordeiro
De Ulisses Lins e Walmar
O palco mais popular
Do folclore brasileiro
Onde Pinto do Monteiro
Aqui construiu seu ninho
Gato Velho ao som do pinho
Cantou e foi aplaudido
Sertânia, berço querido
Do maestro Francisquinho
Ao chegar em Sertânia
Seja bem feliz na vida
Obrigado por visitar
A nossa terra querida
Deus abençoe na chegada
Deus abençoe na saída

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar