Caririzeiras são medalhas de bronze na Olimpíada de Matemática
Duas alunas da rede municipal de ensino de Sumé foram medalha de bronze na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2015). Foram elas: Aline Soares Siqueira, do 6⁰ ano, da Escola José Bonifácio Barbosa, do Distrito de Pio X e Karen Luana da Silva Chagas, do 7⁰ ano, da Escola Gonçala Rodrigues de Freitas.
Além das alunas do Gonçala e do Pio X, mais quatro estudantes também foram premiados com medalhas de menção honrosa pela participação. Da Escola Agrotécnica foram: Mylene de Sousa Silva, Eduardo de Farias Almeida, Joice Daisyelle Bezerra Silva e da Escola Presidente Vargas o aluno Luan de Carvalho Araújo.
A Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz também teve o professor Djamilton da Silva Aquino como o professor do município homenageado pela OBMEP.
Cada escola classificada no ranking receberá um certificado de reconhecimento e participação e as medalhas serão entregues por região com data a ser definida pela organização da Olimpíada.
A prova da 1ª fase da OBMEP 2015 aconteceu no dia 2 de junho. Os alunos com melhor pontuação se classificaram para a 2ª fase, que aconteceu no dia 12 de setembro.
Com duração de três horas a prova da 2ª fase foi composta de seis questões discursivas, nas quais os alunos tiveram de expressar de forma clara os cálculos e raciocínio empregado.
Essa não é a primeira vez que a Educação de Sumé alcança bons resultados nas Olimpíadas de Matemática. Em 2013, o estudante Eduardo de Farias, também foi medalha de bronze na OBMEP e em 2009, o aluno José Vinicius de Oliveira recebeu medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia, ambos alunos da Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz.
Ascom