Mundo

Ex-militar confessa crimes da ditadura no rádio e é preso

141212021450spchileditadurabachelet624x351ap-300x169 Ex-militar confessa crimes da ditadura no rádio e é preso

Os Chilenos se surpreenderam por uma ligação a um programa de rádio em que um ex-militar relatou, com detalhes, os crimes que cometera durante a ditadura militar no país (1973-1990).

Tudo começou no último dia 9 de dezembro, com uma insuspeita chamada ao programa popular El Chacotero Sentimental (“O piadista sentimental”, em tradução livre), da rádio Coração, de Santiago.

O ouvinte ligou para falar sobre um romance frustrado e logo começou a confessar mortes de presos políticos pouco após o golpe de Estado do general Augusto Pinochet.

O homem no ar dizia se chamar Alberto, e contou ao apresentador Roberto Artiagoitía como havia participado do assassinato de 18 presos políticos depois do golpe que derrubou o governo de Salvador Allende (1908-1973).

Dois dias depois, a polícia prendeu “Alberto”, na verdade Guillermo Reyes Rammsy, taxista de 62 anos e morador de Valparaíso, a 116 km de Santiago.

‘Bom soldado’

Os crimes que Rammsy confessou ocorreram no norte de Chile, região em que ele prestou serviço militar obrigatório.

“Atirávamos e depois os dinamitávamos, os corpos se desintegravam, não sobrou nada”, afirmou.

“Chorei na primeira vez, mas o tenente dizia: ‘Bom soldado, bom soldado, soldado valente’. Logo, ‘pum, pum’ outra vez. Na segunda vez eu gostei, curti.”

O ex-militar se justificou dizendo que “foi obrigado” a cometer os crimes, porque se não tivesse cumprido ordens teria sido morto pelos militares.

Estima-se que cerca de 3 mil pessoas tenham sido mortas durante a ditadura de Pinochet.

‘Minha especialidade era ser franco-atirador’

O apresentador Roberto Artiagoitía, conhecido como El Rumpy, afirmou ao jornal Las Últimas Noticias que o relato do ex-militar foi “arrepiante e de muita frieza”.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar