Esportes

Messi completa 500 jogos pelo Barça como o maior da história do clube

messi-300x169 Messi completa 500 jogos pelo Barça como o maior da história do clube

Aos 28 anos, Messi atingirá mais uma marca importante na carreira ao entrar em campo nesta quarta-feira, contra o Betis, no Camp Nou, em duelo válido pela 17ª rodada do Campeonato Espanhol. Desta vez, não trata-se de um recorde, mas de um número significativo. O craque completa 500 partidas pelo Barcelona, se notabilizando como o maior da história do clube catalão, em mais de dez anos na trajetória como profissional.

Atualmente, o argentino é o sexto jogador que mais vestiu a camisa azul-grená. À frente dele estão Valdés (535), Migueli (549), Iniesta (567), Puyol (593) e Xavi (767). Todos espanhóis. O caminho para tornar-se o número 1 neste quesito é longo e cheio de percalços, sobretudo com a possível proposta milionária do Manchester City para tirá-lo do Camp Nou.

Messi chegou ao Barcelona ainda garoto, em 2000, com apenas 13 anos. A estreia no profissional foi realizada em novembro de 2003, num amistoso contra o Porto, na inauguração do Estádio do Dragão. Em outubro de 2004, o debute definitivo numa partida oficial: contra o Espanyol, pelo Campeonato Espanhol. A entrada em campo rendeu ao hermano a marca de jogador mais jovem do Barcelona a disputar a competição.

O primeiro de muitos gols chegaria na vitória sobre o Albacete por 2 a 0, no dia 1º de maio de 2005, na mesma temporada, diante da torcida, no Camp Nou. O passe foi efetuado por Ronaldinho Gaúcho, numa emblemática troca de bastão entre o dono do time e o futuro melhor jogador do mundo.

Ainda em 2004-2005, Messi, com apenas 17 anos, conquistaria o primeiro título pelo Barcelona. Conforme foi passando o tempo, o argentino foi tendo cada vez mais o protagonismo. Ao todo, foram 26 canecos (todos os torneios possíveis), isso sem contar campeonatos menores, como Troféu Joan Gamper, Copa da Catalunha e Copa Audi.

Já os gols brotaram feito água. Desde março de 2014, Messi é o maior artilheiro da história do clube catalão, com 454, número que dificilmente será superado e só tende a aumentar.

Outros recordes também fazem parte do ciclo de Messi no Barcelona. Ele é o estrangeiro com mais partidas (499), o maior goleador em uma edição do Campeonato Espanhol (50, em 2011/2012), o artilheiro em uma temporada (73, também em 2011/2012) e goleador apenas em um ano (79 tentos, em 2012 – 91, se somar os gols pela Argentina).

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar