Papa Francisco se firma como um dos mais importantes líderes em 2015
Uma voz franca e serena se elevou em nome da paz. O Papa Francisco se firmou como um dos mais importantes líderes mundiais em 2015.
Francisco forçou as portas da Igreja Católica em nome de mudanças. E os bispos ganharam o poder de anular matrimônios, a maior mudança nas leis dos casamentos em quase 400 anos.
O papa viajou o mundo. Foi à Ásia, Filipinas… E fez uma viagem histórica ao continente africano para chamar a atenção do mundo. No avião, a cada viagem, Francisco surpreendeu.
A franqueza abriu espaço para polêmicas. Pediu aos católicos que não fizessem filhos como coelhos, defendeu palmadas, mas mirou na educação do futuro.
Revelou desejos cotidianos, como o de ir a uma pizzaria, sem ser reconhecido. Como não admirar tanta simplicidade no poder? E o que dizer da jovem brasileira que gargalhou com o Papa?
Francisco criticou o desperdício e os lucros exagerados. Em 2015, a Igreja Católica se reconciliou com Padre Cícero. E o Papa admitiu mais um milagre de Madre Teresa de Calcutá.
Em Cuba, Francisco continuou a falar a língua do povo. Disse que não existe família perfeita. E dias depois, foi recebido na Casa Branca, em Washington. Ele que tanto fez pela reaproximação da américa dividida.
No congresso americano, lembrou: “Muitos de nós, povos das américas, já fomos estrangeiros um dia”. E assim ele segue, abrindo portas, onde elas estiverem.