Brasil

Agência da ONU oferece tecnologia nuclear contra vírus Zika

ZICA-VIRUS-300x199 Agência da ONU oferece tecnologia nuclear contra vírus Zika

A Agência Internacional de Energia Atômica da Organização das Nações Unidas (AIEA) oferecerá tecnologia nuclear contra o vírus da zika. A proposta será apresentada pelo diretor-geral da Agência, Yukiya Amano, a vários países em viagem pelas Américas a partir da próxima segunda-feira (25). O vírus Zika está relacionado ao aumento de casos de microcefalia em bebês na América Latina.

Segundo o presidente da AIEA, a tecnologia para a esterilização de insetos é muito eficaz na redução ou erradicação da população de mosquitos e outros portadores de doenças. Ele destacou que a agência da ONU para energia atômica zela pelo uso pacífico da tecnologia nuclear e tem muita experiência nesta técnica de controle de pragas, deste tipo. Como exemplo, ele destacou o surto de ebola na África em 2014. Com o uso de tecnologia nuclear, o tempo necessário para diagnosticar o ebola nesses países foi reduzido de quatro dias para quatro horas.

O diretor da agência da ONU lembrou, no entanto, que a entidade ainda trabalha na aplicação desta técnica sobre os mosquitos transmissores de outras doenças, como o Zika, e advertiu que o problema “não será resolvido da noite para o dia”.

A Agência Internacional de Energia Atômica já desenvolveu técnicas como a mutação de culturas mediante raios gama para conseguir novas variedades de plantas mais resistentes às doenças. Na Guatemala, por exemplo, a agência lançou um projeto para combater o Hemileia vastatrix, fungo que afeta as plantas de café. A entidade também oferece tecnologia e formação médica para a luta contra o câncer na América central.

jp

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar