Mundo

Capital argentina já tem sete casos confirmados de dengue

dengue-na-argentina-300x300 Capital argentina já tem sete casos confirmados de dengueA cidade de Buenos Aires registrou os primeiros quatro casos de dengue do ano, enquanto o vírus se estende pelo centro e pelo norte da Argentina com quase 200 pessoas infectadas, informaram nesta quarta-feira fontes oficiais.

A Secretaria de Saúde da capital argentina afirmou à Agência Efe que os quatro casos foram contagiados fora da cidade e todos os pacientes já receberam alta.

Na província de Buenos Aires, a mais povoada da Argentina, os casos confirmados já chegam a 30, frente os sete registrados na mesma época do ano em 2015, embora todos os pacientes diagnosticados com dengue estejam fora de perigo, declarou à Efe o chefe de gabinete da Secretaria de Saúde portenha, Roberto Chuit.

“Em dezembro emitimos um alerta aos viajantes para que toda pessoa, quando retornasse, se apresentasse algo diferente a seu estado de saúde habitual, buscasse atendimento médico imediatamente”, lembrou Chuit.

Os sintomas mais frequentes da doença, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, são febre alta, dor nas costas e articulações, erupções na pele, dor de cabeça e nos olhos e vômitos ocasionais.

Perante a aparição dos dois primeiros casos autóctones na província de Buenos Aires, as autoridades extremaram as medidas para conter a proliferação de mosquitos, com fumigações e campanhas de conscientização.

O aumento de chuvas provocado pelo fenômeno climático “El Niño” e a epidemia de dengue no Brasil e no Paraguai aumentam o risco no país.

As províncias do norte argentino, mais próximas da fronteira, são, por enquanto, as que registram um maior número de doentes: em Formosa se contabilizaram 74 casos e em Misiones 35, embora as autoridades sanitárias desta acompanhem a evolução de 862 casos “prováveis”.

No total, os casos confirmados chegam a 194 se forem somados os registrados nas outras oito províncias afetadas.

Terra

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar