Mundo

Irã detém dois barcos da Marinha americana no Golfo Pérsico

soldado-ira-20111231-original-300x169 Irã detém dois barcos da Marinha americana no Golfo Pérsico

Dois barcos da Marinha dos Estados Unidos que se deslocavam pelo Golfo Pérsico foram detidos nesta terça-feira pelo Irã, e dez tripulantes foram capturados momentaneamente, informaram à Agência Efe fontes do Pentágono. Os navios faziam a rota entre Kuwait e Barein e aparentemente entraram em águas iranianas.

De acordo com a emissora CNN, o secretário de Estado americano, John Kerry, ligou para o chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, que lhe garantiu a libertação dos soldados. Em uma entrevista ao mesmo canal, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, reafirmou que foram recebidas garantias de que os tripulantes dos dois barcos poderão seguir seu caminho.

As águas do Golfo Pérsico, especialmente no Estreito de Ormuz, são umas das mais transitadas do mundo e obrigam a passagem por corredores bem definidos. Os EUA têm no Catar e no Kuwait importantes bases militares e centro de operações. Recentemente, o Pentágono se queixou pelas provocações iranianas na área, como o lançamento de um foguete perto do porta-aviões americano “USS Harry S. Truman”, no fim de dezembro.

(Com EFE)

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar