Mundo

Maduro decreta estado de ‘emergência econômica’ na Venezuela

salas-300x202 Maduro decreta estado de 'emergência econômica' na VenezuelaO presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decretou “estado de emergência econômica” por 60 dias para atender à grave crise do país, publicou nesta sexta-feira (15) o Diário Oficial, pouco antes de o presidente apresentar seu informe de gestão pela primeira vez ante um Parlamento de maioria opositora.

“É declarado estado de emergência econômica em todo o território nacional em conformidade com a Constituição da República Bolivariana da Venezuela e seu ordenamento jurídico, por um período de sessenta dias (60)”, segundo a publicação.

O ministro da economia leu o decreto em transmissão por televisão. O texto justifica que o estado de emergência é necessário por causa da crise econômica que vive o país, provocada, segundo o decreto, pela conjuntura geral e também por ações de desestabilização e sabotagem contra a revolução bolivariana. Segundo o texto, o poder executivo passa a ter direito a tomar uma série de medidas para garantir o abastecimento de bens básicos à população.

Salas informou que o poder executivo passa a poder importar bens com mais facilidade, interferir no câmbio e requerer infra-estrutura produtiva privada e pública, incluindo meios de transporte, para garantir o acesso da população a bens básicos e reativar a economia.

Boa parte das medidas não está descrita detalhadamente. Elas são mencionadas apenas como medidas necessárias ou cabíveis diante da emergência.

salas Maduro decreta estado de 'emergência econômica' na VenezuelaMinistro da economia da Venezuela, Luis Salas, lê o decreto em transmissão da emissora oficial venezuelana VTV (Foto: Reprodução/VTV)

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar