CidadesDestaques

Alunos de ADS do Campus Monteiro são aprovados em Programa de Residência

alunos-ADS-300x169 Alunos de ADS do Campus Monteiro são aprovados em Programa de ResidênciaForam selecionados dois (02) alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Monteiro, Deivid Azevedo de Lima e Widancássio Galindo da Silva, para o Programa de Residência de Software CIn/Motorola.
A seleção definiu a 18ª turma do Curso Sequencial de Formação Complementar em Análise de Testes, abrangendo alunos concluíntes (último ano do curso) ou graduados nos cursos de nível superior em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e áreas afins, das universidades de todo Brasil reconhecidas pelo MEC. Ao todo 30 alunos foram selecionados e receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 1.930 para dedicação exclusiva ao curso.
O programa tem como objetivo principal incentivar a formação de recursos humanos com alto grau de especialização em testes de software embarcado e aplicações em computação móvel, com os incentivos e benefícios previstos na Lei de Informática. O foco de atuação desta turma será o planejamento, projeto e execução de diversos tipos de testes, realizados em aplicações para celulares, diz o texto de lançamento da residência.
O programa de Residência de Software CIn/Motorola oferece, portanto, capacitação na área de Engenharia de Software, com ênfase em testes de software. Os alunos concluintes do curso receberão um certificado emitido pela UFPE. O curso inclui disciplinas que cobrem conceitos básicos e avançados de Engenharia de Software, com ênfase em testes de software. O conhecimento adquirido será vivenciado, paralelamente, em laboratório, através de atividades de estágio.
O modelo do curso foi inspirado no programa de Residência Médica, onde alunos têm a oportunidade de uma formação teórica na Universidade e desempenham as atividades práticas (como forma de consolidar os conceitos aprendidos) no hospital. Analogamente, neste programa de Residência em Software, os alunos terão a formação teórica com professores do CIn-UFPE e desempenharão as atividades práticas em ambiente real de testes, construído em parceria com a Motorola Mobility. Portanto, uma postura profissional (cumprimento de horário, produtividade e qualidade do trabalho realizado) será exigida durante todo o período de realização do curso.
Questionado sobre o andamento das atividades na residência de software, no Centro de Informática da UFPE, o aluno Deivid Azevedo afirmou que tudo é muito novo e interessante: “Estou ciente das oportunidades de mercado de trabalho que podem surgir ao término desta especialização. Percebi também o quanto o curso de ADS de Monteiro foi importante, me dando subsídios para chegar aqui, me adaptar bem tecnicamente e seguir adiante”, completou Deivid.
Já o aluno Widancássio Galindo comentou que a conquista o motivou bastante: “Já na primeira semana, fiquei convencido das oportunidades e experiências proporcionadas pelo Projeto CIn/UFPE/Motorola. Agradeço a todos os professores de ADS do Campus Monteiro que nos incentivaram e nos prepararam de alguma forma para chegarmos aqui. Essa base tem se mostrado muito importante desde a seleção no programa”.

O resultado final da seleção pode ser conferido em: http://goo.gl/7AEDtP

Detalhes sobre o Programa de Residência em Software: http://goo.gl/ECPMub

OPIPOCO com Prof. MSc. Giuseppe Anthony

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar