Dunga mantém Renato Augusto e escala Fernandinho no lugar de Elias
A seleção brasileira não está confirmada para enfrentar o Uruguai, mas ganhou seu primeiro esboço no treino desta terça-feira à tarde, na Granja Comary. Como já se imaginava, Dunga manteve o sistema tático aprovado na vitória por 3 a 0 sobre o Peru, em novembro do ano passado. Entre os jogadores de linha, o técnico fez duas alterações: Fernandinho atuou na vaga de Elias, que, lesionado, não foi convocado, e David Luiz, que cumpriu suspensão no último jogo de 2015, retornou no lugar de Gil na defesa.
Pelos exercícios feitos, não é possível confirmar o goleiro. Alisson, titular nas últimas três rodadas das eliminatórias, é o mais forte candidato a iniciar, mas Diego Alves e Marcelo Grohe, em momentos distintos do treino, também ficaram na equipe principal.
A formação de Dunga teve, depois dos goleiros, Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo; Fernandinho, Renato Augusto, Willian e Douglas Costa; Neymar. É um 4-1-4-1 que varia para 4-3-3 conforme o avanço dos pontas.
Mesmo tendo feito apenas duas partidas oficiais desde aquela vitória sobre os peruanos, Renato Augusto teve ótimo desempenho no treino e foi mantido entre os titulares. Num determinado momento em que a comissão técnica ensaiava marcação pressão do ataque contra a tentativa de transição da defesa, o ex-jogador do Corinthians conseguiu clarear o lance ao tabelar com Danilo – os times ainda não estavam divididos entre titulares e reservas –, e, segundos depois, roubou a bola no setor ofensivo.
Pela primeira vez com todos os 23 jogadores no campo, Dunga primeiro observou as atividades orientadas pelo preparador físico Fábio Mahseredjian. Nesse tempo, conversou com o ex-zagueiro Lúcio, pentacampeão em 2002 e auxiliar pontual nessa convocação.
Depois, com três times, foram ensaiadas movimentações táticas, antes de a comissão técnica criar um confronto dos três mais avançados – Willian, Douglas Costa e Neymar – contra o sistema defensivo titular.
Na quarta-feira à tarde, Dunga vai comandar o último treino na Granja Comary, antes da viagem para Recife, onde, na quinta, a equipe vai reconhecer o gramado da Arena Pernambuco, em atividade que só terá 15 minutos abertos aos jornalistas.
São mais dois dias para o treinador preparar a equipe antes do clássico contra o Uruguai, na sexta-feira, às 21h45 (de Brasília). A partida terá transmissão da TV Globo, do SporTV e do GloboEsporte.com, que vai acompanhar em Tempo Real.