Brasil

Teori manda juiz ouvir delatores da Andrade e saber se sofreram pressão

15062495-300x120 Teori manda juiz ouvir delatores da Andrade e saber se sofreram pressãoO ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal), enviou um juiz para conversar com os 11 delatores da Andrade Gutierrez que assinaram acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal. O magistrado sempre toma a precaução antes de homologar as iniciativas de colaboração.

CONFORTO PESSOAL
A intenção de Zavascki é se certificar de que nenhum colaborador sofreu pressão para delatar, o que é ilegal. De acordo com profissional que acompanha o processo, os executivos da Andrade fizeram acordos espontâneos, ao concluírem que seria a melhor forma de escapar de punições duras na Justiça. Se condenados, eles têm agora chance de cumprir pena em suas próprias casas.

MEMÓRIA
A delação, se homologada, deve ser uma das mais graves contra o governo: como antecipou a coluna, a Andrade decidiu dar à Operação Lava Jato informações sobre pagamentos à campanha de Dilma Rousseff e de Michel Temer por meio de caixa dois em 2014.

CABEÇA BAIXA
Caso Lula siga mostrando dúvida em relação à possibilidade de derrotar o impeachment, Dilma Rousseff já pode dar a queda como certa. A avaliação é do dirigente de um dos principais partidos no Congresso. Ele avalia que o governo ainda pode ter 182 votos para evitar o impedimento (são necessários 171). Desde que, além de distribuir cargos, faça campanha intensa para convencer deputados de que ainda há chance de vitória. O desânimo de Lula não ajuda.

TROCO
O dirigente fez conta na ponta do lápis. Além de 97 parlamentares de partidos como PT e PC do B, o “núcleo duro” do governo, Dilma poderia contar com 8 votos no PMDB, 27 no PP, 20 no PR e 22 de partidos nanicos. O PSD de Gilberto Kassab compareceria com apenas 8 deputados, numa mostra de que o amplo espaço dado a ele em quase nada ajudou o governo.

Folha

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar