Cidades

1º Encontro de Bandas Filarmônicas: Uma noite dedicada à música

13052471_1042717695795459_1627588300_o-300x150-300x150 1º Encontro de Bandas Filarmônicas: Uma noite dedicada à música

Com o objetivo de reunir as bandas filarmônicas de algumas cidades do Cariri Paraibano e promover uma noite dedicada à música, foi realizado na noite desta quinta-feira (21), um encontro de Bandas Filarmônicas no distrito de Santa Luzia do Cariri.

O encontro reuniu instrumentistas das bandas Antônio Josué de Lima, da cidade de Sumé, a Filarmônica 5 de Janeiro do município de São José dos Cordeiros, e a Filarmônica São José da cidade de Coxixola, como também, a população local e circunvizinha, professores e autoridades políticas.

O evento foi realizado ao ar livre, nas ruas da comunidade. Inicialmente, as bandas realizaram desfiles pela principal rua da cidade e posteriormente, foi realizado um concerto, onde cada grupo se apresentou e mostrou um pouco do seu trabalho.

O 1º Encontro surgiu de uma iniciativa de João Paulo Gregório, em parceria com a Escola Estadual Maria Balbina Pereira, com o apoio do comércio local e das autoridades políticas.

Segundo o organizador, João Paulo Gregório, além de promover essa noite dedicada à música, o encontro também tem por objetivo realizar um movimento na comunidade e representá-la nas outras cidades da região. “Quando eu comecei a organizar esse encontro às pessoas se admiravam, por ser um lugar pequeno e realizar um evento como esse. Mas, juntamos a escola, a comunidade e o comércio e realizamos o nosso primeiro evento, mesmo não contando com a estrutura que queríamos ter, ” destacou.

Ele ainda ressaltou que há a pretensão de realizar esse evento anualmente e fixá-lo no calendário como uma noite dedicada à valorização das Bandas Filarmônicas da região, além de ser um dia onde será realizado um movimento na comunidade.  “A nossa vontade é deixar essa data, como um dia de realização de um movimento, um evento que represente a comunidade,” pontuou.

João Paulo ainda destacou que o projeto inicialmente foi criado com a participação de quatro bandas, e o objetivo é que cresça com o passar do tempo.

O evento ainda prestou uma homenagem a Dino Américo, conhecido na comunidade como Irmão Dino. “Dino não foi um simples morador de Santa Luzia do Cariri, ele foi na década de 70 a 80 um grande músico, também da banda Antônio Josué de Lima, na qual se apresentou esta noite. Dino era trombonista e muitas as vezes ele ia a pé até Sumé para os ensaios,  pois naquela época não tinha condição financeira e transporte, mesmo assim ele não baixou a cabeça e nada melhor do que homenageá-lo,” finalizou.

 

De Olho no Cariri

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar