CidadesSem categoria

Aesa prevê chuvas durante o fim de semana no Cariri

chu Aesa prevê chuvas durante o fim de semana no Cariri

Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) informou que, no decorrer desta sexta-feira (15), o tempo deverá ficar instável e propício à ocorrência de chuvas tanto nas regiões do Litoral, Brejo e Agreste quanto em áreas das regiões localizadas do Cariri/Curimataú, Sertão e Alto Sertão. Foi observado o deslocamento de aglomerados de nuvens oriundos do Oceano Atlântico em direção à costa leste do estado, trazida pelos ventos oceânicos.

Sobre a distribuição espacial das chuvas, no período de 7h da quinta-feira (14) às 7h desta sexta-feira (15), foram informadas chuvas em 121 dos 269 postos pluviométricos monitorados pela Aesa. O maior índice pluviométrico foi registrado no município de Solânea, com 58,4mm de chuva, seguidos de Pombal e São Domingos de Pombal, ambos com 45,5mm. O menor índice do dia ficou com o município de Cruz do Espírito Santo, com apenas 0,2mm.

 

A meteorologista Marle Bandeira comentou que até o momento não houve surpresa em relação ao volume de chuvas no estado. Ela afirma que até março, a situação estava melhor no Sertão, na região de Cajazeiras, e neste mês de abril, as chuvas melhoraram na região do Cariri.

 

Acumulado mensal e anual – A Aesa informou também o índice pluviométrico acumulado da primeira quinzena de abril, compreendendo os dias de 01/04 a 15/04. O maior acumulado pertence à estação de Frei Martinho, com 170,9mm; seguidas das estações Cajazeiras/Aç. Lagoa do Arroz (121,1mm) e São João do Rio do Peixe/Antenor Navarro (117,8mm). Os menores índices pertencem às estações Montadas (20,6mm) e Ouro Velho (20,0mm).

 

Somados os índices pluviométricos do ano, as estações que apresentara maior chuva foram nos municípios de Cajazeiras (856,2mm); Nazarezinho (837,2mm) e Bom Jesus (795,0mm). Os menores índices pertencem às estações de Nova Floresta (203,7mm) e Itaporanga/Fz. Veludo (202,5mm).

 

Açudes – A Aesa registrou nas últimas 24 horas aporte nos principais açudes, que totalizaram uma variação de volume de 591.005,610m³. Considerando a estimativa do volume evaporado e o volume liberado neste período, podemos afirmar que houve um aporte de 140.2181,66m³. Entre os principais aportes, destacam-se os açudes São Gonçalo, Epitácio Pessoa, Mãe D’agua, Coremas, Lagoa do Arroz e Eng. Ávidos.

 

Na Paraíba, observam-se um reservatório sangrando; 40 reservatórios com capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total; 35 reservatórios em observação (menor que 20% do seu volume total); 48 reservatórios em situação crítica (menor que 5% do seu volume total). Os açudes de todo o estado apresentam capacidade máxima total de 3.744.547.815m³, mas seu volume atual é de 591.005.610m³, sendo o percentual atual de 15,78%.

Fim de semana – A previsão do tempo para toda a Paraíba neste fim de semana é nebulosidade variável, podendo ocorrer chuvas a qualquer hora no Litoral e Brejo ou localizadas no Cariri/Curimataú; Sertão e Alto Sertão. Os termômetros variarão entre 21ºC e 34ºC em todo o estado. Por região, assim ficarão as temperaturas máximas e mínimas: Litoral 31º/25º; Brejo 29º/20º; Agreste 30º/21º; Cariri/Curimataú 30º/21º; Sertão 34º/23º; Alto Sertão 33º/23º.

A Aesa recomenda a continuidade do estado de atenção para as próximas 24/48 horas, tendo em vista que eventos de intensidade moderada a forte não estão descartados em áreas do setor leste da Paraíba.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar