Esportes

Neymar é o jogador que mais dribla na Europa

neymar01-300x200 Neymar é o jogador que mais dribla na Europa

Lionel Messi é mais genial. Cristiano Ronaldo, mais espetacular. Luis Suárez e Zlatan Ibrahimovic, certamente mais letais. Mas nos dribles, nenhum deles consegue superar Neymar.

O atacante brasileiro do Barcelona é, dentro do futebol europeu, o rei do fundamento que eternizou Garrincha como um dos grandes da história.

De acordo com o site “WhoScored?”, especializado em estatísticas, Neymar aplica em média 4,4 dribles por partida na atual temporada, mais do que qualquer outro jogador que atue em uma liga nacional de expressão no Velho Continente.

Quem mais se aproxima da marca do brasileiro são Messi e o francês Ousmane Dembélé, revelação de 18 anos do Rennes que já está na mira do Barça para se juntar ao brasileiro e ao argentino.

Em sua primeira temporada como profissional, o meia-atacante dribla 4,3 vezes por jogo, mesma média do camisa 10, eleito cinco vezes o melhor do mundo.

Na sequência, aparecem o marroquino Sofiane Boufal (Lille), o francês Hatem Ben Arfa (Nice) e o inglês Wilfried Zaha (Crystal Palace).

Além de Neymar, outro brasileiro aparece no top 10 dos maiores dribladores da Europa. O atacante Douglas Costa, do Bayern de Munique, é o sétimo na lista, com 3,7 dribles por partida.

Apenas como comparação, o português Cristiano Ronaldo, três vezes vencedor da Bola de Ouro, tem média pouco superior a 1 drible por jogo.

Curiosamente, Neymar dribla mais seus adversários em confrontos da Liga dos Campeões, como o desta quarta-feira, contra o Atlético de Madri, por vaga na semifinal, do que em jogos do Campeonato Espanhol, quando enfrenta rivais em tese mais fracos.

A média de dribles do brasileiro na atual temporada da Champions é de 5,3 por partida, contra 4,2 nos jogos da liga nacional.

Após vencer o Atlético por 2 a 1 na Catalunha, o Barça pode até perder por um gol de diferença (desde que marque ao menos dois) nesta quarta que seguirá vivo na briga do seu segundo título europeu consecutivo.

Caso seja derrotado por 2 a 1, a disputa da vaga irá para as prorrogação e, se o placar persistir, para a disputa de pênaltis.

uol

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar