Revista ‘Time’ põe Moro entre os 100 mais influentes do mundo
A revista ‘Time’, dos EUA, incluiu o juiz federal de Curitiba Sérgio Moro entre as 100 pessoas ‘mais influentes do mundo’. Único brasileiro da lista, o condutor da Operação Lava Jato é chamado de ‘SuperMoro’, e sua popularidade é descrita como similar à de um astro do futebol.
“Sergio Moro é apenas um juiz, mas de um processo envolvendo um escândalo de corrupção tão grande que poder derrubar um presidente e talvez mudar a cultura de corrupção que há muito tem prejudicado o progresso de seu país”, diz a revista.
Embora seja descrito como um esquema de pagamento de propinas por empreiteiras a operadores e políticos em troca de contratos com a Petrobras, o escândalo apurado pela Lava Jato é tratado pela revista como um episódio com “centenas de legisladores sob investigação”. A Polícia Federal fala, contudo, em cerca de 50 congressistas entre as suspeitas.
A Time também afirma que, embora não existam indícios de que tenha recebido suborno, a presidente Dilma Rousseff “agora enfrenta um processo de impeachment em parte por causa do trabalho de Moro”.
Moro está na mesma categoria que líderes políticos internacionais, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; os dois principais candidatos a sucedê-lo, Hillary Clinton e Donald Trump; a chanceler alemã Angela Merkel e os presidentes Vladmir Putin, da Rússia; Xi Jinping, da China. Na categoria também aparece o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong Un.
Também aparecem entre os cem mais influentes o papa Francisco, o fundador do Facebook Mark Zuckerberg, o presidente da Apple, Tim Cook, e o cineasta Alejandro González Iñarritu.
Brasil 247