Diversas

Samsung garante patente por lentes de contato com Realidade Aumentada

1460311920207-lentes-de-realidade-aumentada-300x191 Samsung garante patente por lentes de contato com Realidade Aumentada

Capacete de Realidade Aumentada? Óculos que exibe dados no campo de visão do usuário? A Samsung pensou além e já garantiu uma patente para uma lente de contato com essa mesma tecnologia.

A patente foi registrada em Setembro de 2014, mas só foi concedida oficialmente à empresa nessa semana: ela permite que a lente se comunique com um smartphone e seja controlada através do piscar dos olhos.

A Samsung pretende incorporar à tradicional lente de contato uma câmera, sensores de movimentos, uma tela de exibição e um transmissor para realizar a ponte com o dispositivo móvel que o usuário estiver carregando. O processamento acontece no aparelho externo, que recebe os comandos enviados com piscadas e envia de volta os dados que serão exibidos no campo visual do usuário.

O Google já possui um projeto similar, em parceria com empresa farmacêutica suíça Novartis. O invento é focado para uso por pessoas portadoras de diabetes e é capaz de medir em tempo real o nível de glicose no organismo através do líquido lacrimal. O método, ainda em fase de estudos, seria um bem-vindo substituto do processo de coleta e análise diária de sangue, praticado pelos diabéticos. Entretanto, a solução do Google não é tão sofisticada quanto à da Samsung e os dados são exibidos em um dispositivo móvel e não no campo de visão do usuário.

Com a sua tecnologia, a Samsung acredita ser possível visualizar imagens, vídeos, objetos em 3D e informações mescladas ao mundo real, um conceito que até pouco tempo atrás só existia nos filmes de ficção-científica. Mas não adianta sonhar com a lente de contato de Realidade Aumentada para agora: a patente da empresa ainda pode levar anos para se consolidar em um produto que chegue ao consumidor final.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar