Cidades

Secretaria de Saúde começa a aplicar vacina contra vírus H1N1 em Monteiro

h1n1-300x156 Secretaria de Saúde começa a aplicar vacina contra vírus H1N1 em MonteiroA vacinação nesta etapa será disponibilizada para os cidadãos que fazem parte do grupo prioritário, que é composto por crianças de 06 meses até menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e integrantes do sistema prisional.

As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação, porém, esse grupo deverá apresentar uma prescrição médica que justifique a vacinação.

Segundo a secretária de Saúde de Monteiro, Vivianne Ferreira, a antecipação da vacinação para este grupo, é uma determinação do Ministério da Saúde, que também é o órgão que define quem faz parte do grupo prioritário.

“A população em geral, não precisa se alarmar, pois a vacinação para o público em geral será muito em breve, inclusive com o dia D da campanha já confirmado para o dia 30 deste mês”, acrescentou a secretaria.

A campanha teve início apenas com dois grupos prioritários porque o Ministério da Saúde ainda não encaminhou o total de vacinas que a Paraíba deverá receber para esta campanha. Até o momento o Estado recebeu 240 mil doses da vacina, o que corresponde a 24% do total de um milhão de doses a serem encaminhadas pelo MS.

A vacinação contra a gripe é a forma mais eficiente para a redução do impacto da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, a ação é uma resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para controlar a circulação de amostras dos vírus. Segundo a pasta, a constante mudança dos vírus Influenza requer monitoramento global e frequente reformulação da vacina.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar