Paraíba

VÍCIO QUE MATA: Paraíba tem 456,8 mil fumantes, com 112 mortes

ex-fumante-engorda-300x169 VÍCIO QUE MATA: Paraíba tem 456,8 mil fumantes, com 112 mortes

A capital paraibana terá, neste início de semana, ações de combate ao tabagismo. As atividades acontecem em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, e começam nesta segunda-feira (30), com palestras em escolas. A programação segue na terça (31), com orientações e serviços em um shopping no Centro da cidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Paraíba possui atualmente 456,8 mil fumantes. Destes, mais de 91 mil são de João Pessoa. Conforme divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, 112 pessoas morreram este ano vítimas de câncer de pulmão na Paraíba. No ano passado foram 418 óbitos pela mesma causa e, em 2014, 390 casos.

Nesta segunda-feira (30) pela manhã, as atividades acontecem das 8h às 11h30 na Escola Estadual de Ensino Fundamental Argentina Pereira Gomes, no Centro, em parceria com alunos do Instituto de Educação de Professores (IEP). Cerca de 450 alunos vão participar da ação, que inclui palestras sobre prevenção, controle, tratamento, fatores ambientais e legislação do tabagismo, além de apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes. A programação conta ainda com peças teatrais, fantoche, dança, apresentação áudio-visual, produção textual (redação, cartaz) e história em quadrinhos.

À tarde, as atividades seguem na Escola Municipal Santos Dumont, no Varadouro. Além da apresentação geral das informações sobre o tabagismo para aproximadamente 120 estudantes e apresentação de trabalhos deles sobre o tema, terão atividades de robótica, contação de histórias, peça teatral e paródias.

Já na terça-feira (31), as atividades alusivas ao Dia Mundial sem Tabaco acontecem no piso L1 do Shopping Tambiá, em João Pessoa. Entre os serviços que serão disponibilizados para a população, estão os testes de monoximetria (medida da concentração de monóxido de carbono); espirometria (exame do pulmão), Fargerstrom (analisa o grau de dependência à nicotina) e verificação de pressão arterial. A expectativa é de que um grande número de pessoas passe pelo local, por isso haverá também orientações sobre os malefícios do tabagismo e indicação dos locais de tratamento no estado.

Tratamento

Na Paraíba, existem hoje vários Centros de Referência para Tratamento dos Fumantes, onde se pode buscar apoio para se livrar do vício em nicotina. O serviço é oferecido em Unidades de Saúde da Família; em Centros de Atenção Psicossocial (Caps); Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais); Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Centros de Saúde. Em alguns casos, os pacientes abandonam o cigarro com menos de um mês de acompanhamento.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar