DestaquesMundo

Atirador mata 50 pessoas em boate gay dos EUA e deixa cerca de 53 feridos

1465732159624 Atirador mata 50 pessoas em boate gay dos EUA e deixa cerca de 53 feridos

Filho de afegãos, homem foi identificado como Omar Mateen, de 29 anos; polícia fala em terrorismo e FBI procura ligações entre atirador e grupos islâmicos
ORLANDO – O americano e filho de afegãos Omar Mateen, de 29 anos, foi identificado pela polícia como o autor do atentado na madrugada deste domingo na boate Pulse, na cidade de Orlando. O local é orientado ao público LGBT e, durante o atentado, 50 pessoas foram mortas e cerca de 53 ficaram feridas.

Por volta das 2h no horário local (cerca de 3h no horário de Brasília), Omar entrou armado de um rifle e uma arma de pequeno porte, além de um “dispositivo” ainda não identificado. Ele entrou abrindo fogo dentro de estabelecimento e um policial que trabalhava como segurança dentro da boate, revidou ao ataque também à tiros.
Omar Mateen chegou a fazer reféns dentro da boate e, por volta das 6h (Brasília), foi morto por uma agente da SWAT, elite da polícia norte-americana, informou neste domingo o chefe da polícia de Orlando, John Mina.

Terrorismo. As autoridades locais já tratam o caso como um ato de terrorismo. Segundo o FBI, a polícia faz buscas na casa do atirador e procura no perfil das redes sociais de Omar Mateen informações ou pistas que liguem o atirador a células terroristas. Não está descartada a hipótese de motivação religiosa no caso.
Segundo Mina, o homem estava munido de algum tipo “suspeito” de dispositivo e chegou a trocar tiros com um segurança da boate por volta das 2h. Depois, algumas das 300 pessoas presentes na festa foram feitas reféns. Por volta das 5h, uma equipe da SWAT foi enviada ao local para resgatar os reféns. Foi então que o homem acabou assassinado dentro da casa noturna, que se chama Pulse Orlando.

Briga. Um policial que trabalhava como segurança dentro da boate Pulse, o nome da casa que abrigou o incidente, trocou tiros com o suspeito por volta das 2h da madrugada (às 3h no horário de Brasília), disse a polícia.
Clientes da boate foram mantidos reféns, mas logo uma equipe de policiais entrou no local e matou o suspeito. Não foi esclarecido em que momento o homem armado atirou nas vítimas.
“Às 5h nesta manhã, foi tomada a decisão de resgatar as vítimas mantidas reféns dentro do local. Nossos policiais trocaram tiros com o suspeito. O suspeito está morto”, disse o chefe de polícia de Orlando, John Mina, em uma entrevista coletiva à imprensa.
Ao menos um policial ficou ferido no tiroteio, mas a ação da polícia salvou ao menos 30 vidas, disse Mina.
O suspeito portava um rifle e uma arma de pequeno porte, além de um “dispositivo” não identificado implantado nele, disse Mina.
Hospital. Dezenas de viaturas policiais, incluindo uma equipe da SWAT, invadiram a área em torno da casa noturna. Pelo menos duas caminhonetes da polícia foram vistas levando o que parecia serem vítimas ao hospital Orlando Regional Medical Center. Inicialmente, a polícia disse por meio do Twitter que o barulho ouvido perto do local do tiroteio teria sido uma “explosão controlada”.
Um dos frequentadores da boate, Rob Rick contou que o tiroteio teve início por volta das 2h da manhã, um pouco do encerramento da festa. “Todos estavam bebendo o seu último gole”, disse. Ele estima que mais de 100 pessoas ainda estavam dentro da casa quando ouviu os tiros. Contou também que, quando tudo começou, jogou-se no chão e arrastou-se até à cabine do DJ. (Associated Press)

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar