Paraíba

Bebê da PB pega chikungunya na gestação e caso pode ser primeiro confirmado do Brasil

A Secr16570336280003622710000-300x225 Bebê da PB pega chikungunya na gestação e caso pode ser primeiro confirmado do Brasiletaria de Saúde de Campina Grande registrou um caso de infecção de recém-nascido por chikungunya durante a gestação. A mãe do bebê, que é do município de Cacimba de Dentro, perto de Campina e a 170 km de João Pessoa, teve a doença no fim da gravidez e a criança nasceu aparentemente bem. No entanto, o bebê começou a ter febre e crises convulsivas, sendo internado no Hospital Municipal da Criança e do Adolescente. Em seguida, foi transferido para a UTI do Hospital da FAP, onde permanece com quadro de saúde estável. Além deste, outros dois casos semelhantes estão sendo investigados na cidade.

la médica Adriana Melo, está à frente das investigações. Os exames que constataram a presença do vírus, tanto na mãe quanto no bebê, foram realizados por pesquisadores do Instituto Paraibano de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (Ipesq), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa).

Segundo os pesquisadores, embora existam casos de transmissão de chikungunya da mãe para o bebê, durante a gestação, este pode ser o primeiro caso confirmado no Brasil.

Responsável pelas pesquisas sobre a relação da microcefalia com o vírus Zika, a médica Adriana Melo explicou que os problemas causados pela transmissão vertical do chikungunya já são estudados pelos pesquisadores de Campina Grande. Ainda segundo a pesquisadora, apesar de não causar malformações, como a microcefalia, a chikungunya também pode acarretar danos neurológicos nos bebês.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar