Paraíba

UEPB vai implantar gestão informatizada em Secretarias de Educação de Serra Branca e Juazeirinho

CTIC-CONTROLE-ACADÊMICO-PARA-OS-MUNICÍPIOS-300x162-300x162 UEPB vai implantar gestão informatizada em Secretarias de Educação de Serra Branca e Juazeirinho

Os municípios de Serra Branca e Juazeirinho poderão contar com um sistema integrado de informações que tem como objetivo facilitar e contribuir com os trabalhos desenvolvidos nas secretárias de educação dos municípios. Essa é uma iniciativa do projeto UNIVER-CIDADE, desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba, através de sua Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTIC).  O mesmo consiste em um projeto-piloto que terá como meta a implantação do sistema de gestão informatizada para a educação municipal.

A proposta é criar uma plataforma semelhante a que é desenvolvida na UEPB a partir do sistema de controle acadêmico da Instituição. Neste, professores podem, por exemplo, inserir todas as informações acerca das atividades desenvolvidas em sala de aula, como registro de aulas, notas dos alunos e outras ações. Da mesma forma que os estudantes também podem consultar seu desempenho, retirar declarações, histórico escolar e outros documentos. Uma reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (20), em Campina Grande, para apresentar a proposta a gestores de municípios interessados em conhecer o projeto.

Segundo explicou o professor Cidoval Morais, coordenador do UNIVER-CIDADE, esse é um projeto embrionário que poderá contribuir muito para o exercício das atribuições das secretarias municipais. Ele destacou que com essa experiência será possível integrar cada vez mais as atividades do serviço público, o que certamente irá melhorar a vida da população. O professor também destacou a iniciativa desses municípios na buscar de qualificar não só os instrumentos tecnológicos, como também de professores, servidores e alunos.

“A partir do momento que essa experiência seja colocada em prática, nós teremos ideia do que representa ter em um sistema de cadastro com todos os alunos, professores e servidores da Secretaria de Educação de uma prefeitura. Isso tudo leva tempo, mas nos deixa bastante esperançosos por podermos desenvolver um sistema que irá otimizar a consulta no banco de dados para qualquer atividade que seja”, afirmou Cidoval Morais.

O coordenador da CTIC, Carlos Alberto Chaves Júnior, destacou que com um sistema dessa natureza em prática, os professores, por exemplo, poderão realizar suas tarefas de registro de aula, presença de alunos em sala, notas e outras atividades desenvolvidas com o uso de cadernetas, de forma mais rápida a partir da integração da rede de dados informatizada. “Nosso objetivo é informatizar o banco de dados da Secretaria de Educação dos municípios. A UEPB oferece um trabalho de excelência pelo que já desenvolve, e isso irá levar para essas cidades um projeto importante e pioneiro no nosso Estado”, argumentou.

O secretário de Educação da cidade de Serra Branca, Jonathan Oriente, reafirmou e intenção do município em fazer parte desse projeto-piloto da UEPB, que além de reorganizar as informações da secretaria, também irá implicar mudanças no sentido de qualificar servidores e professores no uso de aparelhos de tecnologia. “Uma vez que estivermos com nosso banco de dados integrado a uma rede, isso irá ajudar no nosso projeto de informatização de nossas dez escolas. A partir disso também queremos oferecer formação a nossos professores e funcionários para o uso de computadores e tablets que auxiliem a realização dos serviços da secretaria”, disse.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar