Donos de avião usado por Campos são denunciados por fraudes financeiras
O Ministério Público Federal em Pernambuco entrou com denúncia contra 18 pessoas a partir de investigação criminal sobre os donos do avião usado pelo ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos.
Eles são acusados de formação de organização criminosa, lavagem de dinheiro, pagamento de propinas e crimes contra o sistema financeiro.
No mês passado, a Operação Turbulência levou à prisão de um dos donos do jato Cessna Citation usado por Campos, João Carlos Lyra Pessoa de Melo Filho, e de outras três pessoas. Lyra é suspeito de intermediar o pagamento de propina para campanhas de Campos e do senador Fernando Bezerra Coelho, ambos do PSB.
Segundo os investigadores, o grupo denunciado movimentava dinheiro de forma fraudulenta entre empresas de fachada. Lyra e outras duas pessoas, Eduardo Freire Bezerra Leite e Apolo Santana Vieira, são apontados como líderes do esquema e tiveram participação no arrendamento do avião usado por Campos.
De acordo com o Ministério Público, todos os denunciados tinham consciência de que agiam de maneira ilícita, embora alguns não soubessem como era o funcionamento integral do esquema.