Dezenas de caririzeiros embarcaram para Brasília-DF, com o objetivo de participar de um protesto a favor da legalização da vaquejada, programado para acontecer no próximo dia 25. A mobilização será realizada como forma de protesto contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que declarou inconstitucional lei estadual do Ceará que regulamentava a prática. Um dos grupos é do parque Vila Cowtry, liderado por ‘Macarrão’.
Os grupos de vaqueiros e amantes da vaquejada da região do Cariri são de várias cidades da região, como Monteiro, Sumé, Serra Branca e outras. Em contato com o Cariri Ligado, eles revelaram que prometem fazer um grande ato montados em seus cavalos, para tentar sensibilizar as autoridades, deputados e senadores, com o objetivo de aprovar uma lei que autorize definitivamente a prática da vaquejada.
O protesto deverá contar com a presença de vaqueiros e amantes da vaquejada de todo Brasil. A data para o encontro nacional a favor da vaquejada foi decidida no último dia (11), data marcada por intensa mobilização de vaqueiros e organizadores de vaquejadas em todo o Nordeste.