Paraíba

IFPB Campus Monteiro traz Orquestra de Violões da UFPB

46368238-2a3b-4002-9fb2-2cae15bce1c5-300x225 IFPB Campus Monteiro traz Orquestra de Violões da UFPBA Orquestra de Violões da Paraíba se apresenta no dia 22/11/16 (terça-feira), no dia do Músico, na cidade de Monteiro, na Praça João Pessoa, a partir das 20h.

A apresentação está dentro do projeto “Novembro Musical” promovido pelo Instituto Federal da Paraíba – Campus Monteiro.

Dentro da programação da Terça-feira, dia 22/11/16, se apresentam também a Orquestra Experimental e Multif Band do IFPB Campus Monteiro.

O “Novembro Musical” é uma iniciativa dos alunos do Curso Integrado de Instrumento Musical, com o apoio dos professores de música. O projeto busca envolver os alunos com vários estilos e gêneros musicais, com repertório tradicional e universal, bem com promover o intercâmbio com diversos grupos musicais tanto do Cariri paraibano quanto de outras regiões.

Comissão organizadora:  Alunas: Eduarda Tomaz Costa e Maria Eduarda Marinho Nunes de Sousa;

                                            Professores: Marlon Barros e Cyran Costa.

 orquestra IFPB Campus Monteiro traz Orquestra de Violões da UFPB

É um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que tem como objetivo contribuir para a formação inicial dos estudantes de música, ao servir de laboratório para a prática de orquestra, para alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em música. Também serve como laboratório de prática de ensino, para os alunos do curso de licenciatura a partir da atuação na orquestra e nas oficinas de ensino coletivo de violão. O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Educação Musical e Grupo de Pesquisa PENSAMus, sob a coordenação da professora Carla Santos do Departamento de Educação Musical da UFPB.

As atividades extensionistas da Orquestra são realizadas semanalmente no Centro de Comunicação, Turismo e Artes – CCTA, e são divididas em duas frentes de atuação: prática de orquestra e oficinas de música. A Orquestra é formada por estudantes de licenciatura e bacharelado em música da Universidade Federal da Paraíba, por estudantes de outras instituições e por pessoas da sociedade.

Paralelamente às atividades artísticas da Orquestra acontecem as oficinas de violão coletivo oferecidas gratuitamente à sociedade. As aulas das oficinas são ministradas por integrantes da Orquestra que cursam licenciatura em música, sob a coordenação da professora responsável pelo projeto. Contando com três bolsistas e cinco colaboradores, foi possível oferecer seis turmas de violão coletivo, sendo uma turma infantil, e atender a um total de 36 pessoas.

Contatos: Carla Santos ([email protected] (link sends e-mail)); telefone: (83) 98820-0875.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB – Com Assessoria –
BREVE HISTÓRICO

A Orquestra de Violões da Paraíba, considerada ícone na cultura paraibana, por sua relevante contribuição musical e formativa, foi criada em maio 1992 pelo Maestro Gladson Carvalho, com o qual realizou concertos por diversas regiões do nordeste, incluindo inúmeras cidades do interior da Paraíba, deixando seu trabalho registrado em dois CD`s, entre os quais um deles foi relançado pelas Paulinas e tem sido vendido por todo Brasil e Europa, divulgando assim o nome e o potencial artístico-cultural do Estado da Paraíba.

Após passar por fases de desativação e reestreia, uma nova fase da Orquestra de Violões da Paraíba foi iniciada no ano de 2015, período em que passou a fazer parte das atividades de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Fonte: https://goo.gl/LPI9d7

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar