DestaquesParaíba

Escritor monteirense é incluído no Inventario do Paraíba Criativa

efigenio-Moura-300x218 Escritor monteirense é incluído no Inventario do Paraíba CriativaO escritor Efigênio Moura, natural de Monteiro- Cariri paraibano foi incluído no Inventário Cultural da Paraíba Criativa, Programa de Extensão do curso de graduação em Turismo, do Centro de Comunicação e Artes (CCTA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O Inventário Cultural da Paraíba, identifica, mapeia, diagnostica, cataloga, classifica e interpreta e registra no site (http://www.paraibacriativa.com.br) peças materiais e expressões imateriais do Estado .

A atividade possui especial significado para o Programa Paraíba Criativa, ao proporcionar identificar os bens culturais do Estado com potencial para fazer parte nos circuitos da economia criativa, podendo contar com o apoio da Agência de Produção Cultural.

A ideia do Programa é contribuir, substancial e pragmaticamente, com ações direcionadas pelos parâmetros da economia criativa, para que as criações artístico-culturais da Paraíba tenham maior valor econômico, sejam iniciativas para gerar emprego e renda, como um vetor para o desenvolvimento sustentável do Estado. A arte e a cultura da terra não devem se acomodar mediante o domínio dos produtos da indústria cultural, mas ocupar maiores espaços no mercado de consumo cultural. Por isso, o conjunto das diferentes ações do Paraíba Criativa, voltadas para a resolução da crônica falta de recursos que tanto cerceia e desmotiva os agentes culturais da terra.

De outro lado, há as expressões imateriais que não dependem de investimentos financeiros, tradições, memórias, saberes, ofícios e fazeres que coexistem de forma natural no cotidiano, sem ter qualquer objetivo de serem vistos ou reconhecidos pelo público, mas devem ser registrados, ou mesmo inseridos no circuito da economia da cultura, de modo a contribuir com o avanço socioeconômico de suas comunidades, além de valorizar o patrimônio cultural da Paraíba, fomentar a rica cultura histórico-memorial e histórico-identitária do homem da terra, contribuindo para sua preservação e garantindo seu conhecimento por gerações futuras.

A obra de Efigênio Moura mostra bem isso, a oralidade empregada em seus escritos, o ambiente escolhido, os locais reais ondem acontecem suas ficções, ajudam na manutenção dos costumes e cultura do estado.

Com 5 livros lançados, Efigênio Moura permanece fiel ao Cariri, a sua terra e sua gente, de uma forma espontânea e concreta.

O Paraíba Criativa é desenvolvido por uma equipe acadêmico-profissional multidisciplinar, formada por docentes e alunos dos cursos de turismo e jornalismo, tendo com o coordenador o professor André Piva, doutor em Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), docente da UFPB desde 1988, reconhecido como o fundador da graduação em turismo da UFPB, curso iniciado em março de 1998, pioneiro, na Paraíba, em pesquisas e estudos sobre economia criativa. A vice coordenação de nosso Programa, é exercida pela professora Zulmira Nóbrega, também doutora em Cultura pela UFBA.

Outros cinco docentes e 22 estudantes, 15 bolsistas e sete voluntários, de turismo e jornalismo, completam a equipe do Programa.

Para visitar a pagina que fala sobre o autor monteirense acesse: http://www.paraibacriativa.com.br/artista/efigenio-moura/

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar