Mundo

Vídeo mostra morte de embaixador em atentado na Turquia

19dez2016-andrei-karlov-embaixador-da-russia-na-turquia-foi-baleado-por-um-atirador-enquanto-visitava-uma-galeria-de-arte-em-ancara-1482168972466_300x420-214x300 Vídeo mostra morte de embaixador em atentado na TurquiaUm atirador abriu fogo em uma exibição de fotos nesta segunda-feira e matou a tiros o embaixador da Rússia na Turquia. O Kremlin confirmou que Andrei Karlov faleceu após ser levado ao hospital e classificou o ataque de terrorista. O diplomata fazia um comunicado em uma exibição de fotos chamada “A Rússia vista pelos turcos” quando foi acertado pelos tiros. O atirador gritou “Aleppo e “Vingança” após entrar no local se fazendo de segurança. Pouco depois, o terrorista  que, segundo a prefeitura de Ancara, era um policial chamado Mevlut Mert Altintas, de 22 anos — foi morto pela polícia.

Um vídeo mostra que o atirador mirou especificamente em Karlov após ouvi-lo falar, atuando aparentemente como segurança. De acordo com a rede BBC, ele gritou “Não esqueçam de Aleppo, não esqueçam da Síria” antes de usar a frase islâmica “Deus é grande”. Já o “Independent” diz que ele gritou: “Nós morremos em Aleppo, você morre aqui”.

Até que nossas cidades estejam seguras, vocês não terão segurança. Só a morte pode me levar daqui. Todo mundo envolvido neste sofrimento pagará o preço — diz o atirador, em um vídeo que circula nas redes sociais.

A embaixada afirmou acreditar que este foi um ataque de radicais islâmicos. Segundo a “NTV”, três outras pessoas ficaram feridas. Já a unidade da rede CNN na Turquia afirma que os tiroteios continuaram no mesmo edifício por mais um tempo, mas logo cessaram — segundo a imprensa local, quando a polícia invadiu a área e matou o terrorista.

De acordo com jornais pró-governo, o assassino era um policial da força de choque da polícia de Ancara.

Como habitual em recentes ataques terroristas no país, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, impôs um blecaute informativo no país. As atividades de redes sociais foram suspensas e redes de TV foram proibidas de veicular mais informações e imagens sobre o caso.

Vídeo mostra morte de embaixador em atentado na Turquia

Oglobo

Segundo a CNN turca, a mãe e a irmã de Altintas foram detidas na província de Aydin, sudoeste do país.

PUTIN TEM REUNIÃO DE EMERGÊNCIA

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, confirmou o episódio e disse estar em contato com autoridades turcas. O presidente Vladimir Putin conversou com Erdogan e faria uma reunião de emergência com seu Gabinete de crise para debater o caso.

Turkey-Russian-Ambassador-GUJ320QQ3.1 Vídeo mostra morte de embaixador em atentado na Turquia

Andrei Karlov faz discurso antes de ser ferido por disparos em exposição de fotografias em Ancara – Burhan Ozbilici / AP

Karlov tem uma longa carreira como diplomata (começou em 1976) e ocupou o cargo de embaixador na Coreia do Norte por vários anos. Estava em Ancara desde 2013 e é o primeiro enviado russo a ser assassinado em serviço desde 1927.

— Hoje em Ancara, como resultado de um ataque, o embaixador da Rússia na Turquia, Andrei Gennadyevich Karlov, ficou ferido e morreu — disse a porta-voz. — Nós consideramos este um ataque terrorista.

O episódio acontece um dia antes de o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlüt Çavuşoğlu, viajar a Moscou para conversar com a Rússia e o Irã sobre a grave situalção na Síria e dias depois de protestos na Turquia contra o papel da Rússia na guerra.

O Departamento de Estado dos EUA alertou para a segurança dos cidadãos americanos no local e condenou o ataque contra o embaixador: “Nós condenamos este ato de violência, seja qual for a sua fonte”.

  • 63409846_This-picture-taken-on-December-19-2016-shows-Andrey-Karlov-2ndR-the-Russian-ambassador-to-A Vídeo mostra morte de embaixador em atentado na Turquia

    O embaixador russo em Ancara, Andrey Karlov, aparece caído após ser atingido por disparos de um homem indetificado como um poicial fora de serviço (à direita)Foto: YAVUZ ALATAN / AFP

  • turkey_01 Vídeo mostra morte de embaixador em atentado na Turquia

    O assassino aponta a arma para Karlov, já atingido, em uma galeria de arte em Ancara, na Turquia. Antes de disparar, ele gritou: “Nós morremos em Aleppo, você morre aqui”Foto: Burhan Ozbilici / AP

  • turkey_02 Vídeo mostra morte de embaixador em atentado na Turquia

    Toda a cena foi filmada. O embaixador dava entrevista no momento do ataqueFoto: Burhan Ozbilici / AP

  • turkey_03 Vídeo mostra morte de embaixador em atentado na Turquia

    Na foto antes do atentado, o assassino aparece à esquerda do embaixador Andrei KarlovFoto: Burhan Ozbilici / AP

  • turkey_04 Vídeo mostra morte de embaixador em atentado na Turquia

    Aterrorizadas, pessoas buscam abrigo durante o ataque. Uma exposição de fotos era realizada no localFoto: Burhan Ozbilici / AP

  • turkey_05 Vídeo mostra morte de embaixador em atentado na Turquia

    Mulher tenta proteger uma criança durante o ataque ao embaixador russoFoto: Burhan Ozbilici / AP

  • turkey_06 Vídeo mostra morte de embaixador em atentado na Turquia

    Policiais turcos isolam a área em volta da galeria, em AncaraFoto: UMIT BEKTAS / REUTERS

  • turkey_07 Vídeo mostra morte de embaixador em atentado na Turquia

    Policiais patrulham a região. A Rússia considerou a ação um ato terroristaFoto: UMIT BEKTAS / REUTERS

  • turkey_08 Vídeo mostra morte de embaixador em atentado na Turquia

    Blindados e carros da polícia foram chamados. Andrei Karlov era embaixador no país desde 2013Foto: UMIT BEKTAS / REUTERS

O aumento da violência em Aleppo, com uma ofensiva síria apoiada pela Rússia que retomou todo o controle das áreas ainda dominadas por rebeldes, fez autoridades ocidentais condenarem Putin e o regime de Bashar al-Assad por supostos bombardeios contra civis no processo. Manifestações pelo mundo cobraram os presidentes a favor do respeito aos direitos humanos na cidade sob cerco.

Após atritos diplomáticos pela derrubada pela Turquia de um jato russo na fronteira síria, os dois países se reaproximaram nos últimos meses. Juntos, chegaram ao acordo que garantiu o recente cessar-fogo para esvaziar Aleppo e permitir a saída de rebeldes para consolidar a vitória militar.

“A bala no embaixador Karlov não mirou somente nele. Mirou também na relação turco-russa”, avaliou no Twitter Fatih Öke, ex-secretário de imprensa da embaixada turca em Washington.

 

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar