DestaquesParaíba

Cagepa determina suspensão total do abastecimento de água em cidade do Cariri

images-4-300x168 Cagepa determina suspensão total do abastecimento de água em cidade do Cariri

A população de uma importante e histórica cidade do Cariri Paraibano está em situação de colapso por conta da ausência total de água. O município de Taperoá recebeu ontem a informação oficial por parte da Cagepa de que a adutora que trazia água do açude de Mucutu não mais abastecerá sua população.

O sistema foi desativado em virtude do baixo nível do manancial e porque, segundo a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, a qualidade da água estava comprometida. A medida foi recebida com surpresa por populares e por autoridades, que sabiam da precarização do abastecimento, mas não foram preparados para medida tão drástica.

Segundo o prefeito de Taperoá, Jurandi Gouveia, a água de Mucutu desde a instalação da adutora sabe-se que era imprópria para o consumo, mas servia para outras necessidades elementares da população. Para o gestor, o abastecimento pode ainda se estender por mais alguns meses e não é razoável que os taperoaenses fiquem completamente sem água, até porque não há outro meio de abastecer a cidade de forma repentina. Jurandi informou ainda que está licitando a perfuração de 20 poços.

A solução para a segurança hídrica de Taperoá e municípios circunvizinhos vem da adutora do Pajeú, que com 400 km de extensão garantirá água de qualidade para dezenas de cidades pernambucanas e algumas do Estado da Paraíba. O prefeito Jurandi Gouveia também afirmou que está mobilizando prefeitos dos municípios circunvizinhos, religiosos, promotores de justiça e toda a população para pressionar a conclusão da obra.

O vice-prefeito Júnior de Preto afirmou que assim como as autoridades do Estado estão se mobilizando para concluir rapidamente a Transposição do São Francisco, é preciso fazer uma pressão no Governo Federal para acelerar a adutora do Pajeú.

Na Paraíba, serão beneficiados com a adutora do Pajeú os moradores de Princesa Isabel, Imaculada, Desterro, Livramento, São José dos Cordeiros, Taperoá, Teixeira e Cacimbas.

POR: KLEBSON WANDERLEY

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar