Mundo

EUA vão contratar 15 mil agentes para reforçar controle migratório

7fev2017-imigrante-e-detido-em-operacao-em-los-angeles-na-california-eua-1487014415449_615x300-310x245-300x237 EUA vão contratar 15 mil agentes para reforçar controle migratório

O governo de Donald Trump estabeleceu nesta terça-feira (21) as novas diretrizes de controle migratório nos Estados Unidos, entre elas acelerar o processo de deportação de imigrantes ilegais e contratar 15 mil novos agentes migratórios.

As novas normas, assinadas pelo secretário de Segurança Nacional, John Kelly, contemplam a contratação de dez mil novos agentes para o Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE) e cinco mil para o Escritório de Alfândegas e Fronteiras (CBP).

“O auge da imigração ilegal na fronteira sul ultrapassou as agências e os recursos federais e criou uma significativa vulnerabilidade na segurança nacional”, ressalta o documento.

A mudança implica uma perseguição não só aos imigrantes ilegais acusados de crimes violentos, mas também àqueles que tenham “abusado” dos benefícios públicos ou que, “de acordo com um agente de imigração, possam representar risco para a segurança pública e segurança nacional”.

O Departamento de Segurança Nacional, acrescenta, “não eximirá classes ou categorias” de imigrantes ilegais de “uma potencial aplicação da lei”, ou seja, de uma deportação.

Isto representa uma notável mudança em relação às diretrizes do governo de Barack Obama, que ordenava não deportar com base em violações menores da lei, como dirigir sem licença ou com faróis apagados.

Por outro lado, o Executivo de Trump outorga maior capacidade legal aos agentes migratórios federais, assim como permitirá que agentes estaduais ou locais possam se somar a estes trabalhos de controle migratório.

“Dreamers” poupados

As novas diretrizes isentam os jovens imigrantes ilegais (“dreamers”, ou sonhadores) que chegaram aos Estados Unidos como menores de idade.

Um documento do Departamento de Segurança Nacional especifica que esses jovens imigrantes ilegais “não” serão afetados pelas novas ordens da agência federal.

O Programa de Ação Diferida (Daca), impulsionado pelo governo de Barack Obama em 2012, permitiu frear a deportação de 750 mil “sonhadores”.

UOL

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar