Morreu nesta quinta-feira (02), a esposa do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, D. Marisa Letícia, a ex-primeira dama passou mal em casa em São Bernardo dos Campos e foi socorrida para um hospital do município onde foi diagnosticada com AVC – Acidente Vascular Cerebral, em seguida ela foi transferida para o hospital Sírio Libanês em São Paulo.
A morte cerebral de Marisa foi confirmada no período da manhã pelo Uol, segundo o G1, a família Lula da Silva autorizou a doação dos órgãos.
Ao ser internada em SP ela passou por cirurgia onde foi introduzido um cateter no cérebro, no dia seguinte passou por novo procedimento para controlar a pressão cerebral, após uma semana internada a ex-primeira dama teve a sedação retirada na terça-feira (31), na quarta-feira ela passou por exames e por estímulos, que segundo os médicos foram correspondidos. No fim da tarde, o estado de saúde dela se agravou e durante a noite o médico Roberto Kalil Filho, que chefia a equipe do Hospital Sírio-Libanês, informou que o quadro de saúde de Marisa era irreversível, os últimos minutos antes da morte ser declarada, Marisa passou ao lado de Lula e os filhos.
Marisa Letícia era ré na Operação Lava Jato, na ação penal respondia pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em contratos firmados entre a Petrobras e a Odebrecht.
Marisa era fumante o que pode ter agravado o problema. Marisa Letícia Lula da Silva nasceu em 7 de abril de 1950, na cidade de São Bernardo do Campo, região do ABCD, em São Paulo. Neste município cresceu, estudou, trabalhou, casou e construiu sua militância política. Casada com Luiz Inácio Lula da Silva, desde 1974, tem quatro filhos e dois netos.