CidadesDestaques

Monteiro terá 1º Seminário de Economia Criativa do Cariri

timthumb-3-3-300x218 Monteiro terá 1º Seminário de Economia Criativa do Cariri

A cidade de Monteiro realiza, nesta quarta-feira (5), o 1º Seminário de Economia Criativa do Cariri Paraibano, no Clube Municipal. O evento espera reunir 300 pessoas e vai discutir o “Empreendedorismo criativo e desenvolvimento do Cariri paraibano”. A iniciativa faz parte da programação técnica do 8º Festival da Cultura Popular – Zabé da Loca, realizado na semana passada em Monteiro, que capacitou empreendedores e artistas locais, dando continuidade aos processos criativos.

Os projetos de Desenvolvimento Territorial (DET) do Sebrae, dos Cariris Ocidental e Oriental, se engajaram na realização do Seminário. A gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, disse que o evento será importante para os envolvidos no processo de desenvolvimento territorial. “Os que trabalham com criatividade estão convidados a participar, aprimorar conhecimentos e praticar novas tendências de mercado. A economia criativa em Monteiro tem o grande ícone, reconhecida nacionalmente como artista popular, Zabé da Loca”, ressaltou.

Madalena acrescentou que o setor criativo do Cariri tem se destacado através de iniciativas ligadas ao turismo, culinária, artesanato, cultura popular, entre outros. “Nós iniciamos um trabalho de orientação pelo turismo rural, no ano passado. Todos da cidade criaram a Rota Cariri Cultural, com seis pontos de visitação no Assentamento Santa Catarina, dos quais três são as residências dos mestres da cultura popular, Zabé, Espedito de Mocinha e João de Amélia. A Rota mostra a renda Renascença, comida regional e a música popular, com o Som nas Pedras, da empreendedora Josivane Caiano”, disse.

Esses atrativos criativos e produtos associados ao turismo têm levado mais visitantes a Monteiro e também à cidade do Congo, que faz parte da Rota. Nesta cidade, a pousada Paraíso da Serra encanta com exuberante natureza. Os empreendedores são guias e mostram as serras da Engabelada e do Paulo, onde também há arranjos criativos da renda, da comida e da dança, como a capoeira.

O Sebrae em Monteiro tem trabalhado pelo desenvolvimento territorial e já firmou parceria com 14 municípios, criando grupos de trabalho que apresentam estratégias para o crescimento do empreendedorismo local. “Temos um plano de trabalho, com uma série de capacitações para fortalecer a criatividade, as competências e os talentos empreendedores. Durante 2017, haverá ações mensais para essas cidades. Vamos trabalhar com a moda, principalmente confecções, realizando um seminário no mês de abril”, disse.

O Seminário da Economia Criativa vai contar com a participação da consultora em desenvolvimento cultural Karina Zapata. O evento é realizado pelo Sebrae, em parceria com a prefeitura de Monteiro e apoio dos demais municípios, que enviarão caravanas com participantes.

Criatividade – Karina Zapata é formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em Política e Gestão da Cultura pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), na Espanha. É consultora de processos e estratégias de desenvolvimento da economia criativa na perspectiva territorial. Com experiência em projetos socioculturais impulsionados pelo poder público e setor privado, fomenta a organização de produtos criativos de base local.

Dentre as principais ações que apoia, ela mobiliza e forma lideranças da área criativa, executa planejamento e gestão de projetos culturais e turísticos estruturadores. Os segmentos da Economia Criativa são TV e rádio digitais, design, moda, arquitetura, expressões culturais, audiovisual, comunicação, artesanato, cultura e arte popular, games, aplicativos e startups.

Serviço

Evento: 1º Seminário de Economia Criativa do Cariri Paraibano

Data: Quarta-feira (5 de abril)

Hora: a partir das 18h

Local: Clube Municipal, Centro, Monteiro-PB

 

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar