Coreia do Norte pode melhorar mísseis e temos que impedi-los, diz Trump
Após mais um fracassado teste de míssil na Coreia do Norte, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o líder comunista Kim Jong-un acabará por desenvolver melhores mísseis e “não podemos permitir que isso aconteça”.
Carlos Barria/Reuters | ||
O presidente Donald Trump no Salão Oval no último dia 27 |
Em entrevista divulgada neste domingo pela CBS, ele não discutiu a possibilidade de ação militar contra o país. “É um jogo de xadrez”, afirmou. “Não quero que as pessoas saibam qual é o meu pensamento sobre isso.”
Em outra entrevista, o conselheiro de segurança nacional do presidente, o tenente-general do Exército H. McMaster, disse que o recente teste de mísseis representa “um desafio aberto à comunidade internacional”. Ele afirmou que a Coreia do Norte representa “uma grave ameaça”, não apenas para os EUA e seus aliados asiáticos, mas também para a China.
No sábado, o teste com um míssil balístico norte-coreano de médio alcance falhou minutos após o lançamento, no terceiro fracasso do tipo neste mês. As repetidas falhas do programa nos últimos anos deram origem a suspeitas de sabotagem norte-americana.
Na entrevista à CBS, o presidente foi indagado por que os testes com foguetes da Coreia do Norte continuam falhando.
“Eu prefiro não discutir isso”, respondeu Trump. “Mas talvez eles não sejam mísseis muito bons, mas eventualmente ele terá bons mísseis. E, se isso acontecer, nós não podemos permitir.”
Ele também chamou o líder norte-coreano de “líder astuto” por conseguir se manter no poder após assumir o cargo ainda jovem.
KCNA/Reuters | ||
O líder norte-coreano Kim Jong-un |
SAÍDA
Em sua entrevista, McMaster disse que Trump “deixou claro que ele vai resolver esta questão de um modo ou de outro”, mas que a preferência do presidente é trabalhar com a China e outros países para resolver o problema sem ação militar.
Os EUA e a Coreia do Sul também iniciaram a instalação de um sistema de defesa antimísseis que deve estar em operação nos próximos dias.
Folha