Brasil

Idosos, crianças e demais grupos de risco já podem ser vacinados contra a gripe

download-2 Idosos, crianças e demais grupos de risco já podem ser vacinados contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começa a vacinar nesta segunda-feira (24) contra o vírus da gripe a população que integra os demais grupos de risco determinados pelo Ministério da Saúde. A vacinação acontecerá nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e devem ser vacinados idosos, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com comorbidades (necessário apresentação da prescrição médica), povos indígenas e integrantes do sistema prisional.

A Campanha de Vacinação contra gripe começou no dia 17 deste mês dando preferência a grupos prioritários como trabalhadores da saúde e gestantes. Mesmo a campanha começando para os demais integrantes do grupo de risco, trabalhadores da saúde e gestantes que não foram vacinados ainda podem ser vacinados. A campanha segue até o dia 27 de maio.

De acordo com a chefe da imunização da SMS, Chiara Dantas, o cronograma da vacinação foi construído de acordo com as remessas de vacinas recebidas, priorizando os grupos que estão mais expostos.

“Iniciamos a campanha vacinando apenas os trabalhadores, que atuam diretamente com o atendimento de pessoas nos serviços de saúde e estão com a exposição e riscos aumentados e as gestantes já que assim imunizamos mãe e bebê e agora abrimos a campanha para os demais grupos de risco”, explica a chefe da imunização da SMS.

A partir do dia 8 de maio a campanha começará para os professores, que a partir deste ano passam a integrar o grupo de risco. Para a imunização dessa categoria serão montados polos, um por Distrito Sanitário. Os professores deverão ir até um desses pontos portando, além do documento de identidade, o contracheque para comprovar ser professor. Além dos polos, a partir do dia 8, esses profissionais também poderão procurar as USFs.

Dia D

O dia D da campanha acontecerá no dia 13 de maio, na Praça da Independência, das 9h às 16h. Durante o dia D todas as Unidades de Saúde da Família e postos volantes espalhados pela cidade estarão vacinando todos que integram os grupos de risco e ainda não foram vacinados. Esse ano, além do dia 13 de maio, também haverá mobilização nos dias 20 e 27 deste mês e 03 de junho para imunização dos que integram os grupos de risco e que ainda não tenham sido vacinados. Nesses dias serão seis postos abertos para imunização dos grupos de risco.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar