Brasil

Lula diz que nota de instituto sobre tríplex não teve seu aval

lula-300x219 Lula diz que nota de instituto sobre tríplex não teve seu aval

O depoimento de Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sergio Moro, na quarta-feira (10), teve momentos em que o ex-presidente contradisse pontos de sua defesa divulgados anteriormente, como uma nota do Instituto Lula de 2016.

Na audiência, Lula afirmou, por exemplo, que desconhecia benfeitorias no tríplex em Guarujá (SP) e que não falou a respeito com sua mulher, Marisa Letícia.

Um dos procuradores do caso, Roberson Pozzobon, no entanto, perguntou acerca de nota divulgada no início do ano passado sobre o caso que afirmava que reformas e modificações no imóvel “naturalmente seriam incorporadas ao valor final da compra”.

Lula respondeu ao procurador que não é dirigente do instituto e que os comunicados são elaborados pela direção “em combinação com os advogados que conhecem o projeto e o processo todo”.

“Nem sempre quando a nota é feita eu estou no instituto, nem sempre eu estou em São Paulo. Às vezes eu fico sabendo da nota pela imprensa”, afirmou.

Ele não especificou se o conteúdo da nota era correto e repetiu que “não tinha conhecimento” das reformas.

“O espírito da nota é dizer que, mesmo se tivesse tudo certo, depois do carnaval feito em cima do tríplex, mesmo que eu tomasse a decisão [de compra], não tinha como utilizar o apartamento, porque aquilo
virou uma coisa ‘bichada’.”

SÍTIO

Lula também falou, em seu depoimento, que tratou de um projeto de cozinha em Atibaia (SP) com Léo Pinheiro e com Paulo Gordilho, um arquiteto da empreiteira.

O sítio utilizado por Lula no interior de São Paulo não é tema da ação penal na qual ele foi ouvido, mas o assunto foi levantado quando a Procuradoria perguntou sobre um encontro com o petista relatado pelo empreiteiro, em depoimento em abril.

Lula disse que nem se lembrava da visita do empresário a seu apartamento em São Bernardo do Campo (SP) e afirmou que não foi discutida a compra do tríplex.

“Acho que eles tinham ido discutir a cozinha, que também não é assunto para discutir agora, lá de Atibaia. Eu acho”, disse Lula.

O procurador insistiu no tema do encontro, e o petista reafirmou que discutiu “apenas a questão da cozinha”.

Desde a revelação de que frequentava um sítio em Atibaia que teve obras bancadas pela Odebrecht e pela OAS, a defesa de Lula vem afirmando que o sítio não é dele. Os donos formais, Jonas Suassuna e Fernando Bittar, são sócios de um dos filhos dele.

Em outro momento do interrogatório, Lula disse que não iria falar a respeito da propriedade rural. “Quando chegar o inquérito do sítio, terei um imenso prazer de estar aqui. Mas agora é hora de resolver o tríplex.”

A investigação sobre o caso ainda não foi encerrada e não virou ação penal.

VACCARI

No interrogatório desta quarta, Moro afirmou que o ex-presidente deu respostas diferentes para uma mesma pergunta, sobre a relação entre o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e o ex-diretor da Petrobras Renato Duque.

Ao falar sobre os diretores da estatal, Moro perguntou quem sugeriu o nome de Duque, preso há mais de dois anos, para a área de Serviços da companhia e também se o petista tinha conhecimento de “alguma relação” do ex-diretor com Vaccari. Lula disse “não sei” e acrescentou: “Sei que tinha porque na denúncia [dos procuradores] aparece que tinham.”

Um minuto e meio depois, Lula falou sobre encontro que teve com Duque, no Aeroporto de Congonhas (SP), e contou que foi Vaccari quem articulou a reunião. “Pedi para o Vaccari, porque eu não tinha amizade com o Duque, trazer o Duque para conversar.”

Moro, a seguir, disse: “Há pouco perguntei se o senhor conhecia, sabia se eles tinham uma relação e o senhor disse que não. Então o senhor sabia que eles tinham?”

O ex-presidente, então, respondeu que “relação de amizade é uma coisa e relação é outra”.

O encontro foi revelado na última sexta (5) por Duque, que insinuou que Lula pediu que ele fechasse contas no exterior, já com a Lava Jato em andamento. Lula disse que apenas perguntou se o ex-diretor tinha conta fora do país e que, ao receber a negativa, não insistiu no assunto.

O depoimento em cinco pontos

Os principais assuntos do interrogatório de Lula

1713252 Lula diz que nota de instituto sobre tríplex não teve seu aval

Marisa Letícia
Lula atribuiu à ex-primeira-dama, que morreu em fevereiro, decisões sobre o tríplex. Disse, por exemplo, que, sem que soubesse, ela visitou o imóvel em 2014, período em que ele diz já ter desistido do negócio

“Eu não sabia que tinha tido visita. Não sei o senhor tem mulher, mas nem sempre ela pergunta para a gente o que vai fazer.”

1713251 Lula diz que nota de instituto sobre tríplex não teve seu aval

Renato Duque
O petista confirmou que teve um encontro com o ex-diretor da Petrobras, que na semana passada relatou que reunião ocorrida em hangar do Aeroporto de Congonhas, em 2014. Lula afirmou que quem organizou o encontro, a seu pedido, foi o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, que hoje está preso no Paraná

“Tinha vários boatos no jornal de corrupção, de conta no exterior. Pedi para o Vaccari trazer o Duque para conversar. Não tenho ideia, doutor [da data]. A pergunta que eu fiz para o Duque foi simples: tem matérias nos jornais, tem denúncias de que você tem dinheiro no exterior, pegando da Petrobras. Você tem conta no exterior? Ele disse: “Não tenho”. Acabou.”

1713250 Lula diz que nota de instituto sobre tríplex não teve seu aval

‘Não sabia’
O ex-presidente, em diversos momentos, negou ter conhecimento de questões apontadas pela acusação, entre elas a armazenagem de bens paga pela OAS. Lula falou que não sabia de irregularidades na Petrobras e que não escolhia os nomeados para o segundo escalão

“Quem monta cartel para roubar não conta para ninguém. O presidente da República não participa do processo de licitação da Petrobras.”

1713248 Lula diz que nota de instituto sobre tríplex não teve seu aval

‘Caçada jurídica’
Lula se queixou de perseguição pelo Ministério Público Federal e pelo Judiciário. Sugeriu uma investigação sobre a montagem do ministério do governo de Michel Temer e relembrou episódios da Lava Jato, como a busca em seu apartamento e a divulgação de conversas de sua família

“O que aconteceu nos últimos 30 dias vai passar para a história como o mês Lula. Porque foi o mês em que vocês trabalharam, sobretudo o Ministério Público, para trazer todo mundo para falar uma senha chamada Lula. O objetivo era dizer Lula. Se não dissesse Lula, não valia.”

1713249 Lula diz que nota de instituto sobre tríplex não teve seu aval

2018
Lula se assumiu como candidato na eleição presidencial do próximo ano. Moro tentou abreviar ocasiões de falas “eleitorais” após a audiência, discursou para militantes em Curitiba

“Eu tava encerrando a minha carreira política. Mas agora, depois de tudo o que está acontecendo, estou dizendo em alto e bom som que vou querer ser candidato em 2018”

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar