A Prefeitura Municipal de Monteiro, através da Secretaria Municipal de Saúde está dando inicio ao Projeto Glaucoma, encaminhando ao Ministério da Saúde a proposta de implantação do Projeto para ser aprovado, visto que é uma doença que afeta a qualidade de vida das pessoas.
O projeto tem como objetivo, informar a população sobre os riscos do glaucoma e assim, realizar a capacitação dos mesmos para gerar a busca ativa de pessoas que apresentam problemas relacionados a doença.
A secretária de Saúde do município, Ana Paula, informou que no Centro de Especialidades Médicas (CEMED) já existem especialistas em oftalmologia que realiza atendimentos específicos e preventivos a saúde ocular e são oferecidos consultas e exames e fornecimento de alguns colírios e conta com aparelhos modernos para melhor atender a população.
Segundo a OMS, o glaucoma é responsável por 10% de casos de cegueira. No dia 26 de maio, o Ministério da Saúde celebra o dia nacional de combate ao glaucoma, uma doença nos olhos que pode levar à cegueira. Causada pela lesão do nervo óptico e relacionada à alta pressão do olho, o glaucoma pode causar sérias alterações no campo visual.
O tratamento para o glaucoma é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2015, foram registrados 2,2 milhões de atendimentos, entre exames, consultas e cirurgias, sendo 47% a mais que em 2012, quando foram registrados 1,5 milhão de atendimentos. No ano passado, R$ 174,6 milhões foram investidos na realização desses procedimentos.
“Se considerarmos todos os 16 municípios da 5ª Região de Saúde da Paraíba, à qual Monteiro pertence, o número de atendimentos chega a 2.293 em 2015, e 2.379 em 2016, sendo 628 e 562 em cidadãos e cidadãs de Monteiro”, disse Ana Paula.
Na Paraíba apenas os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Pombal e Sousa são habilitados para realizar o tratamento do glaucoma, por isso os casos registrados no município de Monteiro são levados para Campina Grande em busca do atendimento, o que causa inúmeros transtornos aos pacientes e à administração pública.
Diante dessa situação a Secretaria Municipal de Saúde de Monteiro apresentará ao Ministério da Saúde projeto para habilitar o serviço de diagnóstico e tratamento do glaucoma no município. Esse serviço será oferecido em âmbito regional, ou seja, Monteiro garantirá o atendimento aos cidadãos e cidadãs da 5ª Região de Saúde garantindo os seguintes exames:
– Tonometria para medir a pressão intra-ocular
– Campimetria que permite avaliar como e se o glaucoma afetou o campo de visão
– Oftalmoscopia ou exame do fundo do olho
– Gonioscopia que capta a sensibilidade das áreas visuais de cada olho através de um gráfico
Além dos exames supracitados, o município assegurará a consulta para diagnóstico do glaucoma, consulta para acompanhamento e avaliação do glaucoma e fornecimento de toda a linha de cuidados (colírios), seja para pacientes binoculares, monoculares em todas as formas de apresentações necessárias, desde que incorporadas ao SUS pelo Ministério da Saúde.
“Com isso esperamos melhorar a qualidade de vida do povo de nossa região com um atendimento mais humanizado, qualificado e confortável para todos os que dele necessitem”, conclui Ana Paula.