Mais de 2,6 mil agricultores paraibanos renegociam dívidas
Agricultores paraibanos já fizeram 2,6 mil operações de renegociação de dívidas rurais. Acordos, com até 95% de desconto, podem ser feitos até o final deste ano e valem para as regiões Nordeste, Norte, além do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Segundo o Ministério da Integração, as condições criadas pela Lei 13.340, regulamentada pelo Governo Federal no final do ano passado, permitiram que mais de 2,6 mil agricultores da Paraíba recuperassem o crédito para melhorar sua condição financeira.
A medida possibilita a liquidação ou renegociação de dívidas de financiamento com recursos dos fundos constitucionais do Norte e do Nordeste (FNO e FNE). É válida para operações contratadas até dezembro de 2011 e concede descontos que podem chegar a até 95% sobre o saldo devedor.
Mais de 46 mil agricultores já regularizaram sua situação, sendo 42,5 mil do Nordeste. Os valores totais quitados e refinanciados até o momento somam mais de R$ 2 bilhões.
Mais de um milhão de operações de crédito podem ser repactuadas – são 860 mil no Nordeste e 215 mil na região Norte. Os interessados têm até 29 de dezembro deste ano para manifestar o interesse de quitar ou renegociar seus débitos. Para isso, devem procurar a agência bancária onde o empréstimo foi contratado.
No Nordeste, a opção por liquidar a dívida representa mais de 78% do total de operações até o momento. Foram 31.078 quitadas e 8.458 renegociadas. Isso porque a lei aumentou de 85% para 95% o percentual de desconto máximo para produtores que desejam pagar de uma só vez todo o débito, justamente para os financiamentos de menor valor.