O Campus Monteiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba abriu ontem, dia 30, a 3ª Semana de Popularização da Ciência no Semiárido, que acontece até 1º de junho, através da parceria entre o INSA, UFRPE, Observatório Nacional (ON), IFPB, UFCG e UEPB.
O objetivo da Semana é sensibilizar estudantes, professores e a comunidade em geral do semiárido para o conhecimento e estudo da ciência contextualizada, promovendo processos de educação científica e tecnológica.
A cerimônia de abertura do evento iniciou com a apresentação musical da Orquestra Experimental, grupo de alunos do Curso de Instrumento Musical do Campus Monteiro, com orientação dos professores John Fidja e Cyran Costa. A mesa foi formada pelo Diretor de ensino, Vilson Lacerda, representando o Diretor Geral Abraão Romão, que se encontrava em uma missão institucional, Antonio Carlos Miranda, representando a UFRPE, o Professor Everaldo, representante da UEPB Campus Monteiro e a representante da Pró-Reitoria, Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFPB, Márcia Alves. Além da Prefeita Municipal de Monteiro, Ana Lorena.
A Prefeita Ana Lorena enfatizou a importância do evento para a região e que parcerias dessa magnitude deve ser continuada e ampliada.
Já o diretor de Ensino, Vilson Lacerda, comentou a importância em popularizar a ciência “o benefício é que ele (evento) tanto supre a comunidade interna, como a comunidade externa. Popularizar a ciência é mostrar a sociedade que a ciência é acessível a todos nós e que ela está a serviço de todos nós”.
O diretor Geral do Campus Monteiro, Professor Abraão Romão, comentou sobre a importância do evento como um divulgador do conhecimento científico. “A principal importância desse evento para Monteiro é a questão da divulgação, como o próprio nome diz, é a popularização da ciência. Fazer com que se desmistifique essa coisa que a ciência não é acessível a população. Pelo contrário, a ciência ela é feita para que melhore nossas vidas” comentou.
A 3ª Semana de Popularização da Ciência no Semiárido está ofertando minicursos, oficinas interativas, exposições, excursões, noites de observação astronômica, visitas técnicas, palestras e apresentações culturais. A programação completa do evento pode ser acompanhada aqui.