Leopoldo López, opositor de Maduro deixa prisão
O opositor venezuelano Leopoldo López deixou na manhã deste sábado a penitenciária e encontra-se em prisão domiciliar em sua casa em Caracas, informou um de seus advogados na Espanha, Javier Cremades.
“Leopoldo López está em sua casa em Caracas com Lilian (Tintori, sua esposa) e seus filhos. Ainda não está livre, permanece em prisão domiciliar. O tiraram da prisão ao amanhecer”, tuitou Javier Cremades.
O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela confirmou a prisão domiciliar, e disse que a concessão foi feita por causa de problemas de saúde de López.
“Em virtude de informação recibida sobre a situação de saúde do dirigente político, o magistrado conferente Maikel Moreno, considerou ajustado a direito outorgar uma medida humanitária a López”, afirma o o comunicado.
O pai do líder político disse que López agora usa uma tornozeleira eletrônica e delcarou que a família toda está “muito feliz”. “Isto é uma mudança de rumo que significa muito para todo o país”, disse López Gil.
“Feliz que Leopoldo López voltou para casa”, tuitou o chefe de Governo espanhol, Mariano Rajoy.
López, de 46 anos, foi condenado sob a acusação de “incitação à violência” durante os protestos exigindo a renúncia do presidente venezuelano Nicolás Maduro, que deixaram 43 mortos entre fevereiro e maio de 2014.
A Venezuela, mergulhada em uma grave crise econômica, é palco há três meses de uma nova onda de manifestações da oposição, que já deixou mais de 90 mortos.
G1