Brasil

Oposição deve esvaziar sessão destinada à votação da denúncia contra Temer

temer-300x200 Oposição deve esvaziar sessão destinada à votação da denúncia contra Temer

Diante da avaliação de que a base de apoio ao governo pode conseguir os votos suficientes para barrar a denúncia contra o presidente Michel Temer, partidos que fazem oposição ao Palácio do Planalto passaram a estudar a estratégia de esvaziar a sessão destinada à votação da denúncia.

Temer foi denunciado pela Procuradoria Geral da República por corrupção passiva com base na delação premiada dos executivos da J&F, que controla o frigorífico JBS. Para que o Supremo Tribunal Federal (STF) possa decidir se instaura processo, a denúncia precisa ser autorizada pela Câmara com ao menos 342 votos.

A sessão de plenário para analisar a denúncia, marcada para a próxima quarta-feira (2 de agosto), será aberta com a presença de 51 deputados na Câmara. Mas, para que a votação seja efetivamente iniciada, será exigida a presença de pelo menos 342 deputados em plenário.

Estratégia da oposição

O líder do PDT na Câmara, Weverton Rocha (MA), afirmou que partidos da oposição estão em negociação para que seus deputados estejam na Câmara, mas só marquem presença depois que a base do governo conseguir, por conta própria, atingir o número de 342 presentes.

O parlamentar acredita que, caso a votação ocorra, é maior a chance de que a denúncia seja rejeitada pela Câmara.

“Eu acredito que o governo vai ter muitas perdas, mas o nível de mobilização deles deve fazer com que eles se segurem para essa primeira [denúncia]. Para a segunda e a terceira [que ainda podem ser apresentadas], eles não terão essa força”, disse o pedetista.

Outras estratégias estão em avaliação pelos oposicionistas. Uma reunião entre as bancadas contrárias ao governo Temer para definir a linha de atuação está marcada para terça (1º), véspera da votação.

Para o líder da minoria na Câmara, José Guimarães (PT-CE), o “jogo de xadrez” só se resolverá no dia 2, quando a oposição decidirá se marcará presença ou não na sessão.

6035294 Oposição deve esvaziar sessão destinada à votação da denúncia contra Temer

Temer mantém investida para conquistar deputados indecisos

Pressão social

Além da possibilidade de não dar quórum, o líder do PT, Carlos Zarattini (SP), afirmou que não está descartada a estratégia de a oposição marcar presença e contar com a pressão social para que mais deputados votem a favor da denúncia.

“O cenário que a gente está vendo não revela ainda a pressão que está havendo nas bases dos deputados. Até agora, quem aparece jogando é o Palácio do Planalto, liberando emendas e recursos”, disse. “Se houver votação, um número grande de deputados da base aliada vai votar contra o governo”, disse.

Globo

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar