Paraíba

Mesmo saindo do volume morto, Cagepa decide adiar fim do racionamento em Campina Grande

acude_boqueirao_tvparaiba-300x161 Mesmo saindo do volume morto, Cagepa decide adiar fim do racionamento em Campina Grande

Após o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, sair do volume morto – ao atingir os 8,2% da capacidade máxima -, Campina Grande e as outras 18 cidades abastecidas pelo reservatório no Agreste paraibano não devem sair do racionamento de abastecimento de água. O Gerente Regional da Companhia de Água e Esgotos (Cagepa), Ronaldo Meneses, confirmou nesta quarta-feira (2) que prevê no mínimo 25 dias para o fim da medida.

Falta 0,4% da capacidade para o Açude Epitácio Pessoa sair do volume morto. “Depende muito da vazão de chegada [de água] no açude. Se continuar do jeito que está, provavelmente deve sair daqui a uns 25 dias. Mas, se essa vazão mudar, essa previsão também muda. O que sabemos de verdade é que quando sair do volume morto o racionamento continua, até que reuniões e alguns estudos sejam feitos”, afirmou o gerente.

O açude de Boqueirão recebeu menos de 1% de recarga d’água no mês de julho. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa). No período, o reservatório saiu de 6,84% para 7,73%, um acréscimo de 0,89% no volume de água. É a menor recarga desde a chegada da transposição das águas do Rio São Francisco, no mês de abril.

Ainda segundo os dados da Aesa, o açude tem capacidade para armazenar 41.686.287 metros cúbicos de água, mas atualmente está com 32.017.445 metros cúbicos de água, que equivalem a apenas 7,8% da sua capacidade máxima.

Com G1
Foto: TV Paraíba

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar